Uber lança delivery de compras de mercado no Canadá e na América Latina
Novo recurso será testado em 19 cidades espalhadas pelos territórios e prevê entrega dos pedidos em até duas horas
Depois de fechar a compra do Postmates no início da semana, o Uber anunciou nesta terça (7) o lançamento de um novo serviço de entrega de compras de mercado para o Canadá e a América Latina. Disponível a partir de hoje em 19 cidades espalhadas por estes territórios, a seção vai permitir que o público recebe em “uma ou duas horas” os pedidos feitos em mercados locais e acontece alguns meses depois da companhia ter adquirido a Cornershop, provedora líder deste tipo de serviço em diversos países do continente americano.
Além do anúncio, a empresa também confirmou que deve começar a disponibilizar a modalidade ainda este mês nos Estados Unidos, incluindo-a nos serviços de assinatura do Rider Pass e do Eats Pass para permitir que os usuários possam garantir frete grátis acima de compras no valor de 30 dólares.
O novo produto do Uber representa mais uma expansão da companhia em direção à área de delivery de alimentos e outro passo no combate aos danos tomados na seção de viagens com as medidas de distanciamento social. A empresa já havia anunciado em abril uma série de parcerias para viabilizar a entrega destes tipos de produtos e alimentos – incluindo a Shell e a Cobasi em São Paulo – mas agora parece estar firmando o interesse em manter um negócio de pé no campo. A medida não chega a ser uma supresa: o Uber em maio chegou a relatar um aumento de 54% no uso do Eats em relação a 2019, graças em parte à pandemia.
Isso não significa que o Uber terá caminho fácil pela frente, porém, já que o novo serviço deve enfrentar todo tipo de concorrência já estabelecida em cada país – incluindo gigantes como a Amazon, o Instacart e o Walmart nos Estados Unidos, por exemplo. A companhia sabe disso e já reconheceu derrota em outras ocasiões, incluindo o encerramento das operações da plataforma Eats em 7 países no início de maio.