Sabedoria nas redes: projetos de autoajuda ganham o mundo
Quem já não curtiu, compartilhou ou guardou pra si alguma das tantas palavras de sabedoria que parecem ter tomado conta da internet nos últimos tempos? Estamos cada vez mais buscando ajuda para lidar com questões de amor, trabalho, autoestima e tantas outras no ambiente em que mais nos sentimos seguros, ou seja, online?
Autoajuda não é o termo mais curtido do mundo, mas o estamos consumindo todos os dias, por todos os cantos, como vemos nos três projetos abaixo:
A Society6, uma galeria de arte online, criou essa necessária ferramenta para quem precisa de um momento de consolo, das palavras certas e de um carinhoso tapinha nas costas.
Qual conselho você daria para o seu “eu” de 8 anos? E para o seu “eu” de 80? A artista Susan O’Malley fez essas perguntas a 100 moradores de Palo Alto, obtendo respostas que vão de “Nunca minta” à “Aproveite o cabelo enquanto você ainda tem”. Os conselhos foram transformados em posters e espalhados pelo coração do Vale do Silíco. O projeto de arte, realizado em conjunto com o Centro de Arte de Palo Alto, tenta fazer a sociedade refletir em torno dos conselhos que dá e que ouve diariamente.
Projeto brasileiro realizado pela Contente, faz uma compilação de frases e textos que “tem muito a dizer pra gente, sobre a gente”. Contando com uma produção autoral, feita colaborativamente por designers, escritores, fotógrafos e artistas convidados, o resultado são posters que inspiram tanto pelas palavras quanto pelo design.