Espanha vai regular publicidade de influenciadores com criptomoedas

Espanha vai regular publicidade de influenciadores com criptomoedas

Anunciantes e influenciadores terão que submeter peças à Comissão Nacional de Segurança do Mercado dez dias antes da veiculação

por Pedro Strazza
5V7FR53HHJA7JLVXUFNSOOG3AY
Imagem: Shutterstock

A Espanha vai aumentar a marcação em cima do mercado de criptomoedas – ou mais especificamente, da sua relação com o mercado de influência. De acordo com a Reuters, o governo chancelou nesta segunda-feira (17) uma nova lei que vai exigir que empresas e influenciadores reportem à Comissão Nacional de Segurança do Mercado (CNMV) do país a realização de uma campanha publicitária envolvendo criptoativos pelo menos dez dias antes dos trabalhos. A regulação entra em vigor já no começo de fevereiro e se aplica a todas as celebridades com mais de cem mil seguidores que forem pagos para divulgar tokens.

A legislação é bem incisiva, aliás. Os anunciantes serão obrigados a liberar o conteúdo de suas ações em caráter antecipado à CNMV, bem como incluir avisos dos riscos envolvidos nos produtos que vendem publicamente. Segundo a Reuters, a manobra ocorre sobretudo para ajudar o órgão a monitorar o meio em torno do assunto, bem como garantir que o público espanhol tenha consciência do que pode estar entrando ao criar uma carteira virtual e adquirir tokens.

As preocupações do governo espanhol são válidas. Como bem lembra o The Verge, na semana passada um grupo de influenciadores do porte de Kim Kardashian e Floyd Mayweather foi submetido a um processo na corte norte-americana por conta de uma ação promovendo a EthereumMax, uma criptomoeda que acabou valorizando alucinadamente durante a campanha até virar uma bolha e estourar; ao fim da campanha, seu valor estava reduzido a centavos. É o risco de uma situação de quase golpe, com o consumidor comprando um produto pelo preço cheio para o mesmo logo depois perder toda a usabilidade.

Apesar da regulação ser uma grande novidade, não é a primeira vez que a CNMV se atenta à situação das criptomoedas na publicidade. Em novembro, o órgão respondeu a um tuíte de Andrés Iniesta que promovia o criptoativo Binance comentando que o item não havia sido regulado na lei espanhola. A publicação, aliás, tinha todo o perfil de patrocinada pela marca, mesmo não sendo sinalizada como anúncio pelo jogador.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link