A nova política de anúncios do Facebook já está causando polêmica
Ainda não está claro porquê alguns anúncios são barrados ou não pela rede social
Parece que a nova política de anúncios do Facebook não está agradando a todos. O acadêmico russo, Sean Guillory, por exemplo, ficou sem saber porque a plataforma não aprovou o anúncio de seu podcast sobre a cobertura que revistas e jornais da Rússia fazem sobre Donald Trump.
Os episódios do podcast são baseados no livro “Russians on Trump: Press Coverage and Commentary”, que foca nas atividades pré-presidenciais de Trump. Mas, como a ligação ente Trump e a Rússia já é monitorada pelos Estados Unidos há algum tempo, o anúncio de Guillory foi bloqueado pelo Facebook.
O que deixou o acadêmico “irritado” é que a plataforma que não deu muita explicação sobre o porquê de não aprovar o anúncio. Guillory apelou, e finalmente conseguiu uma explicação mais detalhada: a combinação de Trump e Rússia foi suficiente para classificar o link de podcast como conteúdo político, o que significava um anúncio político.
O problema é que essa nova política de anúncios não foi utilizada, por exemplo, no anúncio feito para promover o próprio livro no qual o podcast é baseado. E isso levanta a questão sobre o que a plataforma entende como um anúncio político.
Guillory já havia percebido a mudança na política de anúncios do Facebook na semana passada, que passou a exigir um processo de verificação mais rigoroso para qualquer pessoa que pagasse para promover conteúdo político.