Google usou Mannequin Challenge para treinar inteligência artificial
Cerca de dois mil vídeos do YouTube foram utilizados para melhorar percepção de profundidade dos sistemas da empresa
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Em 2016, os vídeos do Mannequin Challenge consumiram a internet de forma voraz. O desafio consistia de vídeos até simples, nos quais as pessoas filmadas brincavam de “estátua” enquanto quem segurava a câmera transitava entre essas pessoas. A brincadeira logo se tornou viral e, hoje, milhões de publicações do tipo podem ser encontrados no YouTube.
Três anos depois da ascensão e queda do meme, eis que descobrimos que o desafio está sendo utilizado por uma equipe de pesquisadores do Google. O objetivo? Os vídeos são utilizados em exercícios de treinamento de redes neurais, o que permite que o sistema identifique com mais precisão a profundidade de vídeos em movimento baseado nas imagens analisadas.
Para treinar a inteligência artificial, os pesquisadores selecionaram 2 mil vídeos do desafio e converteram em imagens em 2D. Em seguida, fizeram uma estimativa da perspectiva da câmera e criaram mapas de profundidade. A partir disso, o próprio sistema foi capaz de identificar a profundidade baseado nos movimentos dos objetos em vídeo. E a boa notícia é que o resultado mostrou uma precisão inédita para os padrões de até então.
De acordo com o Engadget, o fato de os pesquisadores utilizarem tais vídeos sem notificar as pessoas levanta algumas preocupações sobre privacidade. Não é incomum que pesquisadores coletem dados disponíveis publicamente de fontes como o Twitter e o Flickr, e à medida que os sistemas de inteligência artificial se tornam mais independentes a prática se tornará mais comum, o que pode fazer com que pensemos duas vezes antes de participar de brincadeiras virais como o Mannequin Challenge.