Pesquisadores querem utilizar vozes humanas para treinar IA que detecta coronavírus
Sons de falas, tosses e respirações podem ajudar a identificar COVID-19 no organismo das pessoas
Um grupo de pesquisadores que está trabalhando em um aplicativo que detecta coronavírus por meio de inteligência artificial propôs uma ideia interessante para aprimorar seu app. Os cientistas querem utilizar vozes humanas para ajudar a detectar por meio de registros de áudios de respiração, tosses e falas, o novo coronavírus.
O aplicativo, COVID-19 Sounds App, se junta a uma já grande lista de aplicações dedicadas a diagnosticar o novo coronavírus por meio da análise de voz. Segundo o TheNextWeb, porém, os métodos ainda carecem de provas de sua efetividade, mas a equipe por trás do COVID-19 Sounds App acredita que seu sistema de inteligência artificial é capaz de oferecer análises precisas para identificar a doença por meio dos sons captados.
“Tendo conversado com médicos, uma das coisas mais comuns notada por eles sobre seus pacientes infectados com o COVID-19, é que eles apresentam uma alteração na recuperação de fôlego quando falam, assim como a tosse seca e os intervalos de seus padrões respiratórios“, afirma Cecília Mascolo, professora da Universidade de Cambridge, que liderou o desenvolvimento do app. “Há poucos dados de sons respiratórios armazenados, então, fazer melhores algoritmos poderia ser útil para uma detecção precoce. Precisamos do máximo de amostrar do maior número de pessoas que for possível”, completou.
O aplicativo, caso consiga comprovar sua efetividade, não substitui uma consulta médica. Na verdade, ele é ideal apenas para alertar seus usuários, que deverão, então, procurar um hospital o quanto antes possível, para que a suspeita seja confirmada e o tratamento iniciado no ambiente adequado.