Windows 10 agora tem propaganda embutida, cortesia da Microsoft
Não existe almoço grátis. Nem upgrade.
Com a crescente onda de usuários migrando e utilizando diariamente o Windows 10, o que antes parecia somente dicas, agora se tornam espaço para publicidade. A Microsoft passou a utilizar diversos espaços do sistema operacional para integrar propagandas.
Alguns usuários do sistema vem reclamando que há algumas semanas anúncios do OneDrive tem aparecido no explorador de arquivos, oferecendo também assinaturas do Office 365. Outra ocorrência é de um pop up na barra de notificações incentivando os usuários a mudarem para o Edge quando abrem o Google Chrome, por exemplo. Alguns também alegaram que a Microsoft decidiu avisar os usuários do navegador concorrente sobre seus problemas de uso de bateria.
A inserção de aplicativos já pré-instalados no sistema também é recorrente. A empresa planeja em adicionar o Sling TV, uma serviço de televisão por streaming, junto com outros como o Candy Crush. Felizmente o Sling ainda só será adicionado aos usuários nos Estados Unidos. Outro ponto positivo sobre o fato é que os programas podem ser facilmente desinstalados.
Embora alguns argumentem que é direito da Microsoft usar seu próprio software para publicidade, o fato causa estranhamento aos usuários. Não é difícil de se relacionar aos sistemas de smartphones. O que era um espaço pessoal e customizável do usuário, vem perdendo essa essência. Se quiser desabilitar as notificações indesejadas, boa sorte em achar o caminho dentro dos menus do sistema.