The New York Times divulga lista de melhores filmes de 2019 com “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa
"Parasita", "Adoráveis Mulheres", "Era Uma Vez... em Hollywood" e "O Irlandês" são as únicas obras presentes nas duas listas divulgadas pelo veículo
O fim do ano se aproxima e a temporada de premiações já está no horizonte. Antes dos prêmios, porém, sempre chegam as listas dos veículos de imprensa, selecionando os melhores filmes e séries do ano. Essa semana foi a vez de o The New York Times divulgar não uma, mas duas listas com seus melhores filmes de 2019.
As listas foram feitas por A.O. Scott e Manohla Dargis. A de Scott deu destaque para, entre outros filmes, o brasileiro “Democracia em Vertigem”, documentário de Petra Costa lançado na Netflix e que fala sobre o impeachment da ex-presidente Dilma Roussef.
Além das listas, o texto também propõe interessantes reflexões sobre a modernização do consumo de arte, principalmente pelo avanço tecnológico, que traz as formas digitais de se produzir e assistir a filmes – o streaming, por exemplo, mudou completamente a forma como nos relacionamos com obras audiovisuais.
Uma curiosidade é que quatro filmes estão em ambas as listas: “Parasita”,
“Adoráveis Mulheres”, “O Irlandês” e “Era Uma Vez… em Hollywood”.
Vamos, então, às listas:
Os 10 melhores filmes de 2019, por A. O. Scott
- “Honeyland”, de Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov
- “The Souvenir”, de Joanna Hogg
- “Parasita”, de Bong Joon-ho
- “O Irlandês”, de Martin Scorsese
- “História de um Casamento”, de Noah Baumbach
- “Adoráveis Mulheres”, de Greta Gerwig
- “Peterloo”, de Mike Leigh
- “Democracia em Vertigem”, de Petra Costa
- “Era Uma Vez… em Hollywood”, de Quentin Tarantino
- “Atlantique”, de Mati Diop
Os 10 melhores filmes de 2019, por A. O. Scott
- “Dor e Glória”, de Pedro Almodóvar
- “O Irlandês”, de Martin Scorsese
- “Parasita”, de Bong Joon-ho
- “Adoráveis Mulheres”, de Greta Gerwig
- “Era Uma Vez… em Hollywood”, de Quentin Tarantino
- “Synonyms”, de Nadav Lapid
- “Em Trânsito”, de Christian Petzold
- “American Factory”, de Julia Reichert e Steven Bognar
- “One Child Nation”, de Nanfu Wang e Jialing Zhang
- “The Last Black Man in San Francisco”, de Joe Talbot.