Spotify tenta convencer Taylor Swift a trazer álbuns de volta para plataforma

Spotify tenta convencer Taylor Swift a trazer álbuns de volta para plataforma

A cantora teria removido todas as suas canções do serviço de streaming, e o Spotify espera convencê-la de reverter a decisão

por Jacqueline Lafloufa
taylor-swift

O novo álbum de Taylor Swift, “1989”, não chegou nem a dar o ar da graça no Spotify, e agora nenhuma das músicas da cantora pode ser encontrada no serviço de streaming.

De acordo com o Spotify, Taylor teria removido todas as suas canções do serviço, possivelmente revoltada com o retorno que cada ‘play’ reverte para os artistas – em média, um centavo de dólar por cada música tocada.

Em sua defesa, o Spotify esclarece que 70% da sua renda é revertida para as gravadoras, o que totalizou cerca de 1 bilhão de dólares apenas neste ano. “Esperamos que ela [Taylor Swift] mude de ideia, e junte-se a nós para construir uma nova economia da música que funcione para todo mundo”, pede o Spotify em um comunicado publicado em seu blog.

Os serviços de streaming de música se tornaram bastante populares nos últimos anos, dada a facilidade de uso, o baixo custo mensal com acesso ilimitado às músicas, e por ser uma forma de evitar a pirataria.

No entanto, aparentemente, o modelo de negócio ainda precisa de alguns ajustes, ao menos na visão dos artistas, que não parecem satisfeitos com o valor que chega aos seus bolsos.

A medida de Taylor Swift parece alinhada com suas premissas profissionais. No início do ano, ela publicou um artigo de opinião no Wall Street Journal ressaltando que “pirataria, compartilhamento de arquivos e streaming” afetaram drasticamente a venda de álbuns, defendendo um futuro da música onde os artistas não sejam desvalorizados ou subestimados. Curiosamente, ela acaba misturando modelos ilegais (pirataria) ou com zero renda direta para o artista (compartilhamento) com um modelo que paga pouco, mas ainda paga (streaming).

Diante desse dilema, o Spotify apelou para a sua grande base de usuários e para alguns versinhos das músicas da própria Taylor Swift – “Taylor, we were both young when we first saw you, but now there’s more than 40 million of us who want you to stay, stay, stay. It’s a love story, baby, just say, Yes.”

Quem será que terá mais força – um serviço com 40 milhões de usuários ativos ou uma cantora pop de sucesso?

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link