Página “Sinta-se Paulistano” critica comportamentos de quem é da capital paulista
Em tom bem humorado, página se propõe a ser “um manual para se passar por um legítimo paulistano”
Destacando a ironia de algumas frases comuns entre os paulistanos, a página do Facebook “Sinta-se Paulistano” ganhou milhares de curtidas nos últimos dias.
Os quadrinhos coloridos trazem mensagens satíricas, que jocosamente criticam alguns comportamentos de quem mora na capital paulista, como chamar carrinho de lanche de ‘foodtruck’, pagar mais por alguma coisa apenas por ela ter ‘gourmet’ no nome, ou a aparente preferência por lugares com fila.
Algumas das críticas passam pela já famosa rixa entre paulistanos e cariocas, mas o time do “Sinta-se Paulistano” não é feito apenas por quem vem do Rio de Janeiro – além da carioca Carla Said, a equipe conta com o mineiro Dalton Campos, o paranaense Flavio Pucci e o paulista Paulo Lemes.
A ideia surgiu em 2013, com a pretensão de se tornar um manual impresso. O projeto acabou encostadinho em um arquivo no Google Drive, até que se transformou numa página. “Poderia até dizer que a ideia surgiu numa roda de bar, tomando uma cerveja. Seria bem mais bonito, mas não tanto paulistano. Não que o povo aqui não goste de bar e de cerveja. Gosta pra caramba. Mas gosta mais de trabalho”, brinca um dos criadores.