Google atualiza sistema de buscas para facilitar identificação de posts patrocinados
Sinalização de postagens patrocinadas passará a aparecer antes do título
O Google está remodelando a organização visual de seu mecanismo de buscas para dispositivos móveis. A mudança consiste em tornar mais visível quando um resultado projetado estiver lá por patrocínio, e não apenas por ranqueamento no sistema de buscas da empresa.
A mudança é sutil, mas certamente é importante para garantir maior transparência na exibição dos resultados. O TechCrunch defende que a mudança é positiva para os anunciantes, já que o usuário teoricamente tenderia a clicar em um resultado patrocinado e de confiança do Google, ao invés de um mero link aleatório que esteja bem ranqueeado.
Antes, um link patrocinado aparecia normalmente, mas com uma pequena janela verde contendo a marca “Ad” ao lado do endereço do site. Agora, como você pode ver na imagem abaixo, o Google deixará a sinalização mais clara, com um Ad preto e em bold ao lado do link (e aparecendo antes do título da postagem, não depois).
A empresa também afirma que o novo design será importante para preparar a plataforma para novas mudanças que ainda serão anunciadas. A empresa pretende inserir mais botões de interação nos mecanismos de buscas até mesmo mostrar prévias dos links projetados na página.
A novidade será implementada já nos próximos dias e, teoricamente, é melhor para o usuário do buscador, já que facilita a compreensão dos motivos que levam um link a estar sendo exibido na plataforma.