Copa nos fones de ouvido: Sesc SP propõe campeonato musical no Deezer e Spotify
Ação "Mundial de Paylists" propõe um olhar descontraído sobre curadoria digital
Aproveitando o clima de sescsp.org.br/mundialdeplaylists e competição, o Sesc São Paulo lança a primeira edição do Mundial de Playlists, que começou na última segunda-feira (11/6) e vai até o dia 10/7 no Deezer e no Spotify.
A ação propõe um olhar descontraído sobre curadoria digital e possibilidades de experimentação dessas plataformas, hoje constituídas como dois dos maiores serviços de streaming de áudio do mundo.
Na competição musical, cada um dos 32 países classificados para a Copa é representado por 12 músicas (11 aludem aos “jogadores” e uma, ao “técnico”). As seleções musicais criadas pelo Sesc SP dialogam com o imaginário popular associado a esses países, jogando com estilos sonoros que vão do tradicional ao contemporâneo, do erudito ao popular.
Pensando em esquemas táticos, os goleiros abrem as playlists dando o ritmo da equipe; os zagueiros conferem ritmo e poesia; os laterais aceleram; os meio-campistas garantem o swing e os atacantes levantam a plateia, enquanto os técnicos mantêm o ritmo e encerram as playlists em alta voltagem.
A seleção brasileira começa com Erasmo Carlos, “Vem Quente Que Eu Estou Fervendo”, passa para Chitãozinho & Xororó com “Evidências” e Elza Soares, “Como Lutei”.
Já a seleção inglesa foi escalada com base em uma combinação inusitada, com a banda Queen (“Under Pressure”) articulando com Amy Winehouse (“Tears Dry On Their Own”) e Spice Girls (“Spice Up Your Life”).
As playlists já estão disponíveis para audição nos perfis do Sesc São Paulo no Deezer e Spotify. O público é quem define os rumos do campeonato ao seguir as suas seleções musicais preferidas.
No dia 18/6, as interações que cada país conquistar nas duas plataformas serão somadas e as playlists mais seguidas se confrontarão na segunda rodada, prevista para ocorrer de 20 a 25/6. Nessa fase, poderão surgir surpresas, como substituições e novas escalações musicais.
Os times mais seguidos avançarão na disputa: as semifinais ocorrerão de 28/6 a 3/7 até que, finalmente, as duas seleções mais populares se enfrentarão entre 5/7 e 10/7.