Novo clipe de John Mayer faz o melhor pior uso de chroma key
Criado depois de problemas de orçamento, vídeo traz o cantor fazendo as posições mais ridículas na frente da infame tela verde
Chroma key é uma ferramenta que se provou extremamente danosa quando usada da forma mais preguiçosa. Usada diariamente em telejornais e produtoras, a tecnologia se tornou um clichê na hora de apontar casos desastrosos de vídeos de casamento, bat e bat mitzvahs ou mesmo seções de meteorologia. De Nissim Ourfali a “Tudo por um Furo” (abaixo), a famosa tela verde já virou piada há tempos na mídia e entre o público.
https://www.youtube.com/watch?v=bSEQWM6233w
Isso não quer dizer, porém, que não dê para se usar a cafonice da tecnologia a seu favor, e um grande exemplo recente desta “tendência” é o clipe da nova canção de John Mayer, “New Light”. No vídeo de excruciantes (e hilários) quatro minutos, o cantor aparece num moletom surrado e visivelmente cansado, cantando nos cenários mais ridículos proporcionados pelo chroma key. Tem de tudo, desde o músico em close com versões “fantasmas suas” atrás dele servindo de coro a ele “nadando” com um cardume de peixes dourado, passando pela óbvia cena dele contracenando consigo mesmo. Confira no início do post.
A melhor parte do clipe (além dos memes, óbvio) é a história por trás da confecção dele. De acordo com Mayer em sua conta no Twitter, a ideia do vídeo tosco para “New Light” surgiu depois que o cantor não conseguiu chegar a nenhum acordo com outras produtoras mais “consagradas” sobre o orçamento, o que o levou a ir até um estúdio encarregado de fazer filmagens de aniversário e Bar Mitzvah e aceitar os valores mais baratos.
I needed to make a video for New Light but nobody could agree on a budget. (MUSIC INDUSTRY amirite?) So I went to a place downtown and made this with a company that usually does birthday and Bar Mitzvah videos. Link: https://t.co/L0ZnOdqANz pic.twitter.com/uqRkhQZTnO
— John Mayer (@JohnMayer) May 24, 2018
No fim das contas, a jogada de Mayer deu muito certo. Além de ter batido a marca de um milhão de visualizações em menos de 24 horas no YouTube, o clipe de “New Light” atualmente se aproxima dos três milhões de views com menos de cinco dias de publicação. Quem disse que o chroma tá morto e enterrado?