Template de vídeo-case
Há quase 1 mês, um vídeo do jornalista e roteirista de comédia Charlie Brooker da BBC está entre os mais vistos na internet, entrando inclusive no nosso ranking semanal de virais.
É uma reportagem que ensina como fazer reportagens. Uma template de jornalismo, que em apenas dois minutos já lhe permite fazer a sua própria matéria sem sentido e profundidade para a televisão.
Da mesma maneira que em jornalismo, é possível desconstruir também o segredo dos cases de sucesso na publicidade. O filme abaixo, que promove a Escola Cuca, mostra os ingredientes essenciais para a edição de um fatídico vídeo-case ao final daquela ação que quase ninguém ficou sabendo.
Palavras saltando na tela, termos em destaque, números gigantes, trechos de reportagens e screenshots de sites para demonstrar mídia espontânea, e claro, revelando sempre que a verba foi curta para tudo ficar mais dramático.
E isso não é uma crítica. Eu adoro um bom vídeo-case, mas não precisamos mais usar as expressões “pela primeira vez…” ou “nunca antes visto…” ou até mesmo “o primeiro _____ do mundo”.