Spotify testa uso de vídeos em podcasts
Experimento acontece em programa tocado por dupla de youtubers e sinaliza interessa da plataforma em competir com o YouTube
Parece contraditório em essência com o formato, mas o Spotify está testando um novo recurso que permite ao usuário não apenas ouvir mas também assistir gravações de podcasts em sua plataforma. A experiência no caso vai acontecer em âmbito global e com o projeto “Zane and Heath: Unfiltered”, um programa tocado pelos youtubers Zane Hijazi e Heath Hussar que terá três episódios disponibilizados com o recurso.
De acordo com o The Verge, o teste deve acontecer para metade da audiência do podcast entre os programas 28 e 30, com o recurso sendo disponibilizado na parte de baixo do tocador a partir do momento que o usuário apertar o play – basta clicar no vídeo para expandir a toda a tela. Os vídeos serão sincronizados com as faixas de áudio dos episódios e permitirão que o público desligue e ligue a tela sem perder a dinâmica do podcast – o único porém é que a plataforma a princípio não deve disponibilizar legendas para espectadores de outros países.
A ideia, segundo fontes do Spotify, é que a ferramenta muito em breve possa ser utilizada por outros projetos, especialmente aqueles que já gravam conteúdos em vídeo para exibir em plataformas como o YouTube – o que sugere que a plataforma esteja se preparando para enfrentar de forma direta a concorrência do Google.
Para além das questões de mercado, o recurso pode chegar em um momento oportuno à companhia, especialmente depois de passar o último ano e meio escalonando seus investimentos na área. Com a base de assinantes em alta e mais de um milhão de programas de áudio em seu streaming, o Spotify também está para terminar de construir um estúdio de gravação em Los Angeles, uma empreitada que depois da pandemia pode vir a ser o local ideal para fomentar conteúdos em vídeo para podcasts.