Medo
Se você tivesse que mostrar um carro com cara de mau, certamente já pensaria em utilizar efeitos visuais ou algum tipo de animação. Essa seria talvez, a primeira hipótese de todo mundo, mas não necessariamente a mais interessante.
No comercial “The Bridge” criado pela francesa BETC Euro RSCG para a Peugeot, essa atmosfera é transmitida na “mão” mesmo, apenas com tomadas específicas e recursos simples como câmera lenta. E são esses detalhes que tornam uma idéia comum em um anúncio excelente.
Aqui o 607 da Peugeot anda pelas ruas como se fosse um forasteiro, temido pela população. Ele caminha pelo asfalto enquanto os outros carros se escondem, com medo de serem vistos pelo 607. Um ótimo posicionamento, mas que não seria nada se fosse filmado de outra forma.
A Peugeot tem usado esse tipo de caracterização em quase toda sua linha de automóveis. Uma comunicação que coloca seus carros superiores aos outros em status e não em fatores técnicos. Ela não se preocupa em falar de velocidade, adicionais luxuosos, economia, tecnologia ou qualquer “feature” do tipo.
O que importa é mostrar que os outros carros perto de um Peugeot são como brinquedos de criança. E isso já ficou bem explicito em “The Toys”, ganhador do Leão de Ouro em Cannes no ano passado. Tudo para dizer que o veículo francês não fica devendo nada aos clássicos alemães, como Audi’s, Mercedes e BMW’s.
Também é interessante observar como a estratégia da Peugeot vem ficando cada vez mais direta e ousada. Antes era aquela linha de que todo mundo queria um Peugeot, um carro irresistível, como o exemplo do famoso e premiadíssimo “The Sculptor”. Agora é “nós estamos um patamar acima dos outros e fim de papo”.
“The Bridge” faturou uma série de prêmios, incluindo Ouro no Festival de Londres 2004 (categoria Direção e Visual), Ouro no Eurobest 2004, Ouro no Festival de Nova York 2005 (categoria Fotografia), Ouro no Golden Award of Montreux 2004, Cristal no Festival Publicitário de Méribel 2004 (categoria Automóveis), Grand Prix no Festival Europeu de Publicidade Automotiva 2004, Menção no The Mobius Advertising Awards 2004 (categoria Fotografia), além de ter ficado no shortlist do Festival de Cannes 2004.
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