#MeToo, K-pop, ASMR e filtros foram alguns dos destaques de 2018 no Instagram
Empresa também destacou o quanto tem focado em identificar e excluir comentários com bullying e discursos de ódio através de inteligência artificial
O Instagram divulgou seu balanço de 2018 com tudo o que mais bombou na plataforma durante o ano, desde o emoji mais usado até o filtro que mais agradou ao seu público.
Com mais de 1 bilhão de usuários, a comunidade presente na plataforma usou 14 bilhões de vezes o emoji de coração vermelho. Já a hashtag do game Fortnite, #fortnite, foi a que teve o crescimento global mais rápido.
Em termos de nichos, o ASMR foi o assunto que mais viralizou na plataforma, enquanto os fãs do grupo de K-pop BTS formaram a maior comunidade de fãs do Instagram.
Segundo o diretor de programas criativos globais no Instagram Charles Porch em comunicado, a rede social funciona como um lugar onde as tendências culturais nascem, e neste ano mais do que nunca os usuários se conectaram com pessoas e coisas que realmente gostam.
Sabendo o impacto da mídia social na disseminação de movimentos globais, o Instagram também incluiu em seu relatório hashtags de destaque, como a #MeToo, a mais usada no ano em termos de apoio a um movimento.
As informações compartilhadas pelo relatório do Instagram ficaram assim:
- Filtro de rosto mais usado no Stories: Heart Eyes;
- Giphy no Stories: Heart Love Sticker;
- O emoji do coração vermelho foi usado 14 bilhões de vezes nos comentários;
- Localização com maior uso do emojis felizes na legenda: Disneyland Tokyo;
- Principal comunidade de nicho: ASMR;
- Hashtag com maior crescimento: #fortnite;
- Maior comunidade de fãs: BTS (#btsarmy);
- Maior movimento de dança: #inmyfeelingschallenge;
- Principais hashtags de apoio: #metoo (1,5 milhões), #timesup (597K), #marchforourlives (562K)
É claro que a empresa também encontrou muitos bots em sua análise, já que eles estão de forma maciça na plataforma. Segundo Porch, em 2018 o Instagram começou a utilizar inteligência artificial de para identificar e excluir comentários com bullying e discursos de ódio. “Continuamos a investir nesses esforços até 2019 e além”.