O podcast pra quem tem fome de aprender
Mais um mês de setembro chegou, e com ele o momento de “honrar estudos e experiências que primeiro fazem as pessoas rir e depois pensar”, segundo a a revista de humor científico Annals of Improbable Research, criadora do Ig Nobel.
O prêmio é entregue, numa cerimônia em Harvard, para as descobertas científicas mais estranhas do ano – e é um trocadilho com o nome de Alfred Nobel e a palavra anglófona “ignoble”.
Mas de ignóbil ele não tem nada! Por isso, a edição 2019 do Ig Nobel merece um já tradicional episódio duplo, com todas as pompas de um Oscar.
Confira a segunda parte no papo entre o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.
OUÇA (34min 12s)
========
Download | iTunes | Android | Feed
Edição: Reginaldo Cursino
========
REFERÊNCIAS
2019 Ig Nobel Prize: Winners
https://www.improbable.com/ig-about/winners/#ig2019
ENGINEERING PRIZE [IRAN]
Iman Farahbakhsh, for inventing a diaper-changing machine for use on human infants.
Infant Washer and Diaper-Changer Apparatus and Method,
https://patents.google.com/patent/US20170143168A1/en
ECONOMICS PRIZE [TURKEY, THE NETHERLANDS, GERMANY]
Habip
Gedik, Timothy A. Voss, and Andreas Voss, for testing which country’s
paper money is best at transmitting dangerous bacteria.
Money and transmission of bacteria
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3765964/
PSYCHOLOGY PRIZE [GERMANY]
Fritz
Strack, for discovering that holding a pen in one’s mouth makes one
smile, which makes one happier — and for then discovering that it does
not.
Inhibiting and facilitating conditions of the human smile: A nonobtrusive test of the facial feedback hypothesis
https://psycnet.apa.org/fulltext/1988-25514-001.pdf
From Data to Truth in Psychological Science. A Personal Perspective
https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fpsyg.2017.00702/full
PHYSICS PRIZE [USA, TAIWAN, AUSTRALIA, NEW ZEALAND, SWEDEN, UK]
Patricia
Yang, Alexander Lee, Miles Chan, Alynn Martin, Ashley Edwards, Scott
Carver, and David Hu, for studying how, and why, wombats make
cube-shaped poo.
How do wombats make cubed poo?
https://meetings.aps.org/Meeting/DFD18/Session/E19.1
PEACE PRIZE [UK, SAUDI ARABIA, SINGAPORE, USA]
Ghada
A. bin Saif, Alexandru Papoiu, Liliana Banari, Francis McGlone, Shawn
G. Kwatra, Yiong-Huak Chan, and Gil Yosipovitch, for trying to measure
the pleasurability of scratching an itch.
The Pleasurability of Scratching an Itch: A Psychophysical and Topographical Assessment
http://onlinelibrary.wiley.com.sci-hub.tw/doi/abs/10.1111/j.1365-2133.2012.10826.x
Naruhodo #151 – Especial Prêmio Ig Nobel 2018 – Parte 1 de 2
https://www.b9.com.br/shows/naruhodo/naruhodo-151-especial-premio-ig-nobel-2018-parte-1-de-2/
Naruhodo #152 – Especial Prêmio Ig Nobel 2018 – Parte 2 de 2
https://www.b9.com.br/shows/naruhodo/naruhodo-152-especial-premio-ig-nobel-2018-parte-2-de-2/
Podcasts das #Minas: DAZMINA
#MulheresPodcasters
http://dazmina.libsyn.com/
========
APOIE O NARUHODO!
Você sabia que pode ajudar a manter o Naruhodo no ar?
Ao contribuir, você pode ter acesso ao grupo fechado no Facebook e receber conteúdos exclusivos.
Acesse: apoia.se/naruhodopodcast
Ou pelo PicPay: https://picpay.me/naruhodopodcasth
Programação Neurolinguística (PNL) tem base científica? - Parte 2 de 2
O podcast pra quem tem fome de aprender
Programação Neurolinguística (PNL) tem base científica? - Parte 1 de 2
O podcast pra quem tem fome de aprender
Por que às vezes sentimos as dores dos outros?
O podcast pra quem tem fome de aprender
Pessoas mais conscientes gostam menos de Rage Against the Machine?
O podcast pra quem tem fome de aprender
O que é e como funciona uma relação estética?
O podcast pra quem tem fome de aprender
O que é e de onde vem a inspiração?
O podcast pra quem tem fome de aprender
Cooperação entre seres vivos é algo inato?
O podcast pra quem tem fome de aprender
Por que as coisas parecem girar quando estamos bêbados?
O podcast pra quem tem fome de aprender
Podemos confiar nas pesquisas eleitorais? - Parte 2 de 2
O podcast pra quem tem fome de aprender
Podemos confiar nas pesquisas eleitorais? - Parte 1 de 2
O podcast pra quem tem fome de aprender
Por que algumas pessoas têm prazer em espremer cravos e espinhas?
O podcast pra quem tem fome de aprender
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brNaruhodo!
O podcast pra quem tem fome de aprender
Naruhodo! é o podcast pra quem tem fome de aprender: ciência, senso comum, curiosidades e desafios. Com o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brde conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br