Nova Jersey passa a exigir que construtoras considerem mudanças climáticas em projetos
Estado americano é o primeiro a oficializar medida como resposta ao presidente Trump
Nos Estados Unidos, o estado de Nova Jersey se tornou o primeiro estado americano a exigir que as construtoras levem em conta as mudanças climáticas em seus próximos projetos.
De acordo com o New York Times, a mudança é parte de um esforço de alguns estados americanos para reagir às medidas de Donald Trump, que tem abandonado acordos relacionados à proteção ambiental. A medida deve ser anunciada dentro da próxima semana, pelo governador Philip D. Murphy.
Trump já reiterou diversas vezes que não acredita tanto nas mudanças climáticas, chama os defensores do meio-ambiente de “profetas do apocalipse” e tem priorizado acordos e projetos pelo interesse econômico, deixando de lado as questões ambientais envolvidas. “Isso não é abstrato para nós”, afirmou o governador de Nova Jersey. “Isso é real. Os perigos estão aqui” completou.
Com a mudança, todas as construções feitas no estado de Nova Jersey precisarão passar por um filtro de critérios, que dirá se a obra prejudicará ou não o meio ambiente. Haverá, por exemplo, limite para o volume de gases estufa emitidos na atmosfera, além de preocupação com as construções que prejudiquem a orla do estado.
Nova Jersey tem como objetivo chegar a 2050 produzindo 100% de energia limpa em sua região, e para isso, precisará não só olhar mais atentamente as novas construções, como também fazer reformas estruturais nas já existentes.