Puma Palermo 180 e Benfica/WWF Dia da Águia
Criar uma ação publicitária que engaje torcedores apaixonados de um time de futebol as vezes parece fácil, afinal, eles já tem uma “marca” que seguem e apoiam sempre, incondicionalmente. Nos últimos anos temos visto a Nike, por exemplo, criar vários cases assim, um exemplo a ser seguido no marketing esportivo.
Em Cannes Lions 2008, dois projetos muito interessantes relacionados a futebol foram premiados. Um deles também feito por uma marca esportiva, a Puma, que criou expectativa, chuteiras colecionáveis, ação social e movimentou uma multidão de torcedores do Boca Juniors em torno dos 180 gols de Martin Palermo.
A Puma tinha o desafio de tentar descolar a imagem de Palermo de sua concorrente Nike, a patrocinadora do Boca Juniors. Veja o case ganhador de Leão de Prata na categoria Promo, criado pela DDB Argentina:
Mas uma outra iniciativa excelente, e dessa vez sem ser realizada por uma marca de material esportivo, é a parceria do Benfica de Portugal com a WWF. O objetivo era alertar para o risco de extinção da Águia Imperial, símbolo do time português.
Um certo dia águia sumiu do escudo do Benfica e do monumento no estádio, o que fez torcedores e mídia especializada se perguntarem: “Onde está a águia?”. Após o burburinho, foi noticiado o Dia da Águia, para homenagear o animal. E nesse dia, antes de um jogo do Benfica, veja o que aconteceu no vídeo abaixo.
A criação é da Ogilvy Portugal, e apesar do belo projeto, todo envolvimento do publico e do Leão de Ouro em Promo Lions, o time não colaborou. O Benfica perdeu de 3 x 0 do Académica nesse dia, e virou piada dos torcedores rivais.