Google cria feed de notícias personalizadas para usuários
Usando machine learning, empresa define quais notícias são mais relevantes para você
Ninguém te conhece melhor que o Google. Por isso, com base na quantidade maciça de dados disponíveis sobre você e seus bilhões de usuários o app do Google será capaz de produzir um novo feed de notícia personalizado para cada usuário, usando machine learning.
Lançado em Julho desse ano nos Estados Unidos e agora está disponível globalmente, o feed está presente no app em forma de “aba”, lá é possível se atualizar sobre seus esportes, músicas, filmes e temas preferidos.
Como a mágica acontece
Cruzando suas buscas, com acontecimentos próximos a sua localização o Google garantirá que as notícias presentes no seu feed são de seu interesse, criando uma espécie de curadoria de conteúdo.
“Assim como o mundo e os seus interesses mudam o seu feed continuará a evoluir e crescer com você”, afirmou a empresa.
Mas e a bolha?
Para evitar que seus usuários sejam completamente alienados de acontecimentos que fogem aos seus respectivos interesses ou pontos de vista, o Google se utilizará de diversas fontes de notícia, provendo pluralidade de opiniões e perspectivas.
Disponível apenas para Android, em breve o aprimoramento chegará ao iOs e à homepage do Google.
Entre a praticidade e a comodidade de se ter todas as nossas notícias em um único lugar, sem a necessidade seguir infinitas páginas, permanece a pergunta: – Isso é realmente o que queremos?
Não faz muito tempo, o Facebook admitiu manipular o feed de seus usuários para avaliar que tipo de efeitos isso causaria. O que garante que o Google agiria diferente? Se a imparcialidade for o preço a ser pago pela pela comodidade, estaremos dispostos a pagar?
Em busca das respostas à perguntas como essa não existe certo ou errado, somente escolha e consequência. Resta esperar, que quaisquer que sejam elas, que valham a pena.