Alexa ensina como fazer doações para a AACD durante o “Teleton 2021”
Assistente virtual também vai apresentar histórias de pessoas com deficiência atendidas pela AACD e que usam produtos com Alexa para facilitar o dia a dia
A Alexa, inteligência artificial da Amazon, está presente como parceira do “AACD Teleton 2021”, e marcará presença no programa televisivo, que acontece entre em 22 e 23 de outubro. Como parceira do “Teleton”, este ano a Alexa vai apresentar histórias de pessoas com deficiência atendidas pela AACD e que usam produtos com Alexa, como smart speakers Echo e Fire TV Stick, para facilitar o dia a dia e ajudar no tratamento.
Além disso, será possível perguntar à Alexa informações sobre o evento, e ter algumas perguntas respondidas pelo padrinho digital do Teleton, Celso Portiolli. Basta perguntar “Alexa, quando acontece o Teleton?”, “Alexa, como posso doar para o Teleton?”, ou ainda “Alexa, quais são as atrações do Teleton 2021?” para saber mais sobre a campanha e como apoiar a AACD.
Em 2020, a AACD foi uma das parceiras da Amazon no Prêmio Alexa de Acessibilidade, iniciativa que incentivou desenvolvedores a criarem skills de Alexa especialmente pensadas para melhorar a rotina de pessoas com deficiência e dar visibilidade ao trabalho de entidades que dão assistência a essa comunidade.
Entre as skills ganhadoras estão “Memória Sonora”, um clássico jogo da memória, que usa sons no lugar de cartas e tem como objetivo ajudar pessoas com diferentes tipos de desordem das funções cognitivas, deficiências intelectuais e pessoas de baixa visão; “Onde guardo isso?”, que visa a auxiliar pessoas com deficiência intelectual, sugerindo locais onde os objetos podem ser guardados e lembrá-lo onde eles estão; e o “Localizador de ônibus São Paulo acessível”, que tem como objetivo ajudar pessoas cegas ou com baixa visão a terem informações a respeito da previsão da chegada dos ônibus, localização e o endereço do ponto, entre outras informações.
Além da AACD, o Prêmio Alexa de Acessibilidade contou com o apoio do Instituto Jô Clemente e da Fundação Dorina Nowill para Cegos.