Spotify anuncia criação de 12 séries originais em vídeo
Com duração máxima de 15 minutos, vídeos serão relacionados ao universo musical e da cultura pop
Há quase um ano que o Spotify exibe vídeos nos Estados Unidos e Reino Unido. Uma decisão, aliás, que foi polêmica estrategicamente. Seria uma crise de identidade da mais popular plataforma de streaming de música?
Com o anúncio de hoje, as intenções do Spotify ficam mais claras: não é apenas sobre vídeos, mas sim sobre ter conteúdo original, rivalizando com as mesmas promessas feitas por serviços concorrentes, como Apple Music e Tidal.
Serão 12 atrações, todas relacionados a música e cultura pop, segundo confirmado pela Bloomberg. E a principal regra será a mesma dos vídeos que já são exibidos atualmente: não mais de 15 minutos de duração. Em um futuro próximo, a marca planeja desenvolver também shows de comédia e animação.
Alguns dos programas já revelados são: “Rush Hour”, um série do co-fundador da Def Jam Record, Russell Simmons, que vai apresentar remixes e mashups; “Trading Playlists”, com dois famosos compartilhando playlists do Spotify entre si; “Ultimate/Ultimate” será um misto de comédia com reality show que vai escolher uma nova estrela da dance music, produzida pelo ator Tim Robbins; “Rhymes & Misdemeanors” será uma espécie de série true crime envolvendo músicos; entre outras.
Todos os conceitos da programação original passam por aprofundar a conexão da audiência com os artistas
Nada disso, porém, tem previsão de chegar ao Brasil. Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Suécia são os únicos países confirmados para receber o conteúdo, por enquanto.
Nas palavras de Tom Calderone, head de conteúdo do Spotify, todos os conceitos de programação original passam por aprofundar a conexão da audiência com os artistas, preservando a identidade musical do serviço.
Vale lembrar que, recentemente, conversamos com Carol Baracat, Head of Marketing do Spotify na América Latina. Baracat falou também sobre o investimento da marca em vídeos. Ouça: