Stride realiza assustador salto sem paraquedas, mas quer que você pague para ver publicidade
Assim como Red Bull, marca da Mondelēz aposta no marketing de conteúdo
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No território de feitos extremos, nada supera o salto espacial de Felix Baumgartner para Red Bull, em 2012. Ou nada superava, pois agora cabe a você decidir o que é mais perigoso: saltar da estratosfera ou de quase 8 mil metros de altura sem paraquedas.
Foi o que fez Luke Aikins no último sábado, dia 30 de julho na Califórnia. O paraquedista saltou sem nenhum equipamento, e para sobreviver precisava controlar a queda pra cair em uma rede posicionada a poucos metros do chão.
Tratou-se de uma ação publicitária do chiclete Stride, da Mondelēz, chamada “Heaven Sent”. O feito foi transmitido ao vivo pela Fox, nos Estados unidos, e faz parte de uma nova plataforma de conteúdo da marca que eles chamam de “fearless marketing”. Ou seja, aproveitando a mesma trilha que Red Bull já faz de forma consistente há alguns anos. Assista abaixo:
O problema maior pra Stride é que não quiseram aproveitar esse feito (explosivamente viral) na internet. Dezenas de vídeos diferentes foram compartilhados milhões de vezes no Facebook no fim de semana, nenhum deles porém com a assinatura da marca. Por conta da exclusividade com a Fox, o evento só pode ser assistido oficialmente no YouTube pra quem pagar US$ 1.99 ou R$ 4.99.
É isso mesmo. Na prática, é preciso pagar para assistir publicidade. Não que o conteúdo não valha, afinal, essa é a proposta de Stride. Mas será que vale a pena limitar o acesso ao vídeo dessa maneira? É essa cobrança que vai trazer o retorno do investimento de marketing?
Stride poderia estar se beneficiando muito melhor da repercussão da arriscada ação que ajudou a criar, assim como fez Red Bull em 2012. Visto que – como sempre – as pessoas estão assistindo e compartilhando os vídeos não oficiais de qualquer maneira.
Pelo menos eles liberaram o incrível vídeo em 360 abaixo, que permite acompanhar um salto de treinamento através do ponto de vista do Luke Aikins: