Os efeitos de uma indústria de games voltada ao público jovem masculino nos anos 90
Conforme o público de games amadurece, nota-se um aumento da representação de violência, machismo e atos criminosos em jogos. No Brasil, Carmageddon e GTA são proibidos pelo Ministério da Justiça, desencadeando um sentimento de “nós contra eles” entre os gamers. Mulheres, que já tinham dificuldade de pertencer a estes espaços, se vêem excluídas, quando não sexualizadas. Alessandro Treguer, editor chefe da CD Expert, relata o ambiente de trabalho tipicamente masculino da companhia. Cristina Zuccolo, da Brasoft, começa a se sentir ignorada e desvalorizada.
Este episódio conta com a participação de:
- Paulo Roque, fundador da Brasoft
- Gerson Souza, ex-gerente de produto da Brasoft
- Leonardo Zanatta, advogado especialista em direito digital
- Rosa Arrais, ex-assessora de imprensa da Brasoft
- Marco Botana, fundador da MPO
- Salah Khaled, professor de Processo Penal na Universidade Federal do Rio Grande e autor de Videogame e Violência: Cruzadas morais contra os jogos eletrônicos no Brasil e no mundo
- Mauricio Milani, fundador da Byte & Brothers, desenvolvedora de jogos educativos
- Beatriz Blanco, coordenadora do curso de Tecnologia em Produção Multimídia do Senac, e pesquisadora de gênero e sexualidade na cultura de jogos digitais
- Silvia Bassi, ex-editora do caderno de Informática da Folha de São Paulo e da revista Home PC
- Alessandro Treguer, ex-editor da CD Expert
- Cristina Zuccolo, ex-executiva da Brasoft
Entre em contato conosco através do email [email protected].
Primeiro Contato é uma co-produção B9 e Overloadr
Idealização, produção, roteiro e apresentação: Henrique Sampaio
Edição e sonorização: Mariana Leão com apoio de Angie Lopez
Trilha sonora original: Casemiro Azevedo
Trilha sonora adicional: Músicas adicionais de Epidemic Sound
Esse episódio conta com material da TV Globo.
Produção Executiva: Carlos Merigo, Ju Wallauer e Cris Bartis
Coordenação: Alexandre Potascheff
Identidade Visual: Henrique Sampaio
Coordenação digital: Agê Barros, Pedro Strazza, Luzi Santana e Mattheus Guimarães
Marketing: Luzi Santana
Atendimento e Negócios: Rachel Casmala, Camila Mazza, Greyce Lidiane e Telma Zenaro
Time Overloadr: Henrique Sampaio, Caio Teixeira e Heitor de Paola
Como reconhecer um pioneiro
O nascimento e evolução da indústria brasileira de desenvolvimento de games
Pânico moral
O impacto dos casos de tiroteio em massa do final dos anos 90 na cultura de jogos eletrônicos
Através de uma geração
A profissionalização da dublagem de games brasileira e seu impacto através do tempo
Falado em português
O nascimento da localização de games e softwares multimídia no Brasil
Histórias dos ouvintes (bônus 2)
Ouvintes contam como computadores entraram em suas vidas
Histórias dos ouvintes (bônus 1)
Ouvintes contam como computadores entraram em suas vidas
Negócios internacionais
O mercado brasileiro de games para PC deslancha e ganha reconhecimento internacional
Revolução multimídia
Plano Real alça o PC como "novo membro da família" brasileira e promove uma explosão de consumo
Alô, é do suporte?
Os primeiros anos de Brasoft Games, Fenasoft, a entrada da Tectoy no mercado de PC e a chegada do Plano Real
Brasoft e o Plano Collor
O nascimento do mercado de games para PC em meio à maior crise econômica brasileira
Computadores brasileiros
A reserva de mercado brasileira para computadores e videogames na década de 1980
Primeiro Contato (trailer) – Estreia 19 de julho
Podcast documental narra a história dos computadores e games no Brasil
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brPrimeiro Contato
Como os computadores e games entraram nos lares dos brasileiros. Uma co-produção B9 e Overloadr.
de conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brde conversa
sair do raso
transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br