“Batman: O Cavaleiro das Trevas”: A missão do ARG em São Paulo
Depois de passar quase 1 ano falando do ARG de “Batman: O Cavaleiro das Trevas” aqui no Brainstorm #9, não poderia perder a oportunidade de conferir uma das ações de perto. Foi a segunda missão em território brasileiro, depois das malas perdidas em shoppings de São Paulo.
Chegando no MASP, o que vi foi uma resposta aos críticos desse tipo de campanha inovadora e imersiva de marketing, a que chamam de publicidade para desocupados e nerds. Bem, nerd é o que não faltou lá (incluindo esse que vos escreve), mas quando se fala em cerca de 500 nerds, respondendo a uma convocação que aconteceu exclusivamente via internet, sem divulgação em grandes veículos, a coisa muda de figura.
A contagem regressiva no site whysoserious.com/itsallpartoftheplan terminou pontualmente às 21h30, assim que as pistas foram divulgadas, começou uma correria para todos os lados para tentar desvendar o enigma. Qualquer coisa parecia suspeita.
Tivemos que contar janelas, pilares de uma casa abandonada, encontrar algo em forma de coração, até descobrir finalmente o Center 3. Quer dizer, eu não descobri, ainda estava perdido na companhia de Marcelo Forlani, Fábio Yabu, Ale Jungerman, e mais dezenas de jogadores. Mas foi alguém dar um grito do outro lado da Av. Paulista para corrermos até dois capangas mascarados do Coringa que estava distribuindo cartas e ingressos.
Com isso nas mãos, garantimos nossa entrada na sala de cinema para conferir o que já tinha sido anunciado: o novo trailer do Batman de Chistopher Nolan. No final da “mini-sessão”, um dos mascarados do Coringa voltou para sortear uma lata misteriosa. Sem revelar o que era, só disse que o ganhador deveria compartilhar o que tinha ali dentro com todos os outros.
O ARG agora continua, com missões e pistas que não param de surgir no site whysoserious. O cofre referente a cidade de São Paulo ainda está fechado, mas além desse mistério existe agora um novo game: whysoserious.com/sittingducks. É preciso atirar nos patos da fileira do meio seguindo a ordem YBBYYYYBBYBBY (Y de yellow/amarelo. B de blue/ azul), para encontrar a página whysoserious.com/happytrails.
Mas como contou o Forlani no Omelete, o ARG foi divertido mas não impecável. O roteiro foi criado com um bom estudo das proximidades do MASP, visando dar um bom quebra-cabeça para os participantes. Só que os trocadilhos em inglês dificultaram o entendimento da maioria que estava por lá.
Abaixo você pode assistir o trailer, naquela qualidade que uma câmera dentro do cinema permite. No mais, resta se surpreender com o poder de mobilização de uma ação de marketing dessas, e de como conseguem realizar tudo de maneira global, integrada e aproveitando a magia do universo de um personagem como Batman.
Trabalho da 42 Entertainment e da Warner Bros.