Governo da China cria desenho animado que ensina crianças sobre Segurança Nacional
Animação aborda espionagem e suas consequências
Novembro é o mês da Segurança Nacional na China, e o governo do país fez um vídeo especial para as crianças aprenderem sobre o tema.
Lançada pela Sociedade Chinesa de Educação Estatal, a animação de 10 minutos ensina os pequenos a protegerem os segredos nacionais e a incentivarem seus pais a fazerem o mesmo.
A sequência de personagens mostra crianças falando o que elas entendem por segurança, porém mostrando casos de segurança doméstica ou pessoal. Então um próximo garoto conta sobre seu pai, um engenheiro militar chinês que foi pago por uma revista estrangeira para enviar fotos do seu local de trabalho na fábrica, e que com o dinheiro, seu pai pode levá-lo ao zoológico.
A partir daí a ideia sobre espiões é desenvolvida de forma didática, mostrando as consequências envolvidas no ato, como prisão. É claro que como em toda história de criança, surge um herói, que no caso é o Estado.
A China aprovou uma lei de contra espionagem em 2014, que permite que pessoas denunciem atividades consideradas nocivas de outros indivíduos e que, supostamente, poderia colocar o país em perigo.