Não rolou: LinkedIn vai aposentar Stories pouco mais de um ano após lançamento
Plataforma diz que usuários tem mais interesse por vídeos duradouros e que sintetizem sua trajetória na hora de falar da carreira
Foi em abril de 2020 que o LinkedIn confirmou rumores e apresentou ao mundo sua versão dos Stories, na busca para proporcionar relações mais descontraídas na eterna rede social do trabalho. O sonho envelheceu rápido, porém, pois a companhia já se prepara para desligar o recurso oficialmente.
A aposentadoria dos ditos LinkedIn Stories acontece no fim de setembro e pelo visto se dá sobretudo porque o caráter efêmero do formato não atende as necessidades dos usuários da plataforma. Em post lançado na última terça-feira (31) no blog oficial, a diretora de produto da companhia Liz Li escreve que o público do LinkedIn quer criar “vídeos duradouros que contem sua história profissional de uma maneira mais profissional e que exiba tanto sua personalidade quanto experiência”, algo que vai contra a proposta de “reduzir barreiras que as pessoas sentem ao postar” o qual era inscrita ao Stories.
Enquanto o formato é desligado um ano após o lançamento global, seu fracasso não vem sem aprendizados. De acordo com Liz, o plano da empresa é utilizar todo o aprendizado com a ferramenta para criar uma nova experiência de vídeo que seja “mais rica e conversacional”. O plano faz sentido com as metas atuais do LinkedIn, que já há um tempo aumenta os investimentos no vídeo para reforçar e ampliar sua base de usuários.
A notícia do fim dos Stories do LinkedIn não deixa de ser cômica por esse redirecionamento de estratégia, porém, até porque acaba por acompanhar uma tendência de “clones” da aba do Instagram e do Snapchat morrendo na praia por não encontrarem público – não faz nem um mês que o Fleets foi desligado, bom lembrar. Resta saber agora se, como a versão do Twitter, os vídeos efêmeros do LinkedIn terão algum tipo de despedida sensual.