Novo comercial da Apple é uma grande homenagem aos dublês filmada na vertical por Damien Chazelle
"Vertical Cinema" faz parte da série "Shot on iPhone" e traz história de dublê que está cansado de fazer apenas a parte física dos filmes
A Apple lançou nesta quarta (5) um novo capítulo da sua série de comerciais “Shot on iPhone”, cujo grande destaque da vez é a escolha de Damien Chazelle como diretor da peça central. E que peça: com a premissa de usar as câmeras do iPhone 11 Pro, o diretor de “La La Land” e “Whiplash” resolveu prestar uma grande homenagem aos gêneros clássicos do cinema – e ao trabalho incansável dos dublês por trás deles.
Com nove minutos de duração e filmado inteiro na vertical (a primeira vez na história da série), o comercial “Vertical Cinema” acompanha a jornada de um dublê e seus trabalhos em diferentes filmes. É uma história básica de amor e frustração, conforme o protagonista gradativamente se desgasta com a tarefa de fazer as partes difíceis das filmagens e nunca conseguir beijar uma mocinha, mas o mais divertido é ver como Chazelle e a equipe não apenas recriaram mas também reformularam as narrativas tradicionais para o enquadramento atípico – ou seja, não apenas vale a pena ver acima o produto final como o making of abaixo, que dá detalhes das filmagens.
Como todas as outras, a ideia da peça é de reforçar ao público as possibilidades de criação intrínsecas às capacidades dos modelos mais recentes de iPhone, cujas câmeras até hoje são vistas por muitos especialistas como as mais avançadas do mercado de smartphones. É um gracejo: o “Vertical Cinema” pode ter contado com todos os recursos e orçamentos da TBWA/Media Arts Lab, mas no fim o que faz o comercial tão divertido é o fato de que as recriações promovidas por Chazelle são na maioria fáceis de se fazer em casa – guardadas as devidas proporções.
Vale acrescentar que esta é a segunda ocasião nas últimas semanas que a Apple lança um comercial mais extenso para divulgar seus produtos. No meio de julho, a marca lançou uma continuação inspirada na pandemia do “Apple at Work”, mostrando uma equipe de “funcionários” da empresa se virando em casa para entregar um projeto a partir de seus produtos.