Stoop, aplicativo inspirado no Google Reader, facilita assinatura de newsletters
Experiência fluida, personalizada e livre de influência dos algoritmos é foco do aplicativo
Acompanhar as novidades online é uma tarefa um tanto quanto ingrata. A pesada influência do algoritmo de plataformas como o Facebook e o Google impede que o conteúdo assinado chegue constantemente ao assinante. O objetivo dessas empresas é fazer com que as empresas e demais criadores de conteúdo paguem pelo impulsionamento.
Há um novo aplicativo disposto a mudar isso. O Stoop é uma espécie de Google Reader feito exclusivamente para newsletters, e promete facilitar a leitura de diversas fontes de conteúdo sem a influência dos algoritmos. Ao inscrever-se no Stoop, o usuário ganhará um link de identificação, atrelado ao endereço “@stoop.com”, e servirá para assinar as newsletters pela internet. Acessando o app, então, a pessoa terá acesso a um feed de novidades personalizado e curado individualmente.
O aplicativo está disponível tanto na Google Play Store quanto na App Store, e permite que o usuário descubra e assine diferentes newsletters de forma fluida e prática, semelhante ao formato de assinatura de podcasts que tem feito sucesso em aplicativos como Overcast, Podcast Addict e Castbox.
Ao logar, o usuário se depara com três seções: My Stoop, Subscriptions e Discover. Respectivamente, essas seções contém os conteúdos de suas assinaturas, um olhar geral e organizado sobre os endereços assinados e uma página que te ajuda a descobrir novas newsletters.
As newsletter estavam em claro declínio nos últimos anos. O ressurgimento do formato foi muito influenciado pela falta de controle do usuário sobre seu feed nas redes sociais. Algoritmos que manipulam qual conteúdo é exibido tornam difícil que as pessoas leiam tudo o que desejam acompanhar.
“Nossos feeds de notícias são controlados por algoritmos. As newsletter são a melhor forma que temos para personalizar e tornar mais seletivo o conteúdo que consumimos. Criando o Stoop, quisemos dar um aplicativo com uma experiência semelhante aos apps de podcast ou leitura. Editores também se beneficiam, já que seus conteúdos terão visibilidade.” afirma Tim Raybould, co-fundador e CEO da TNW, empresa responsável pelo Stoop, em conversa com o TheNextWeb.