Anistia Internacional, pelo fim da pena de morte
Contrapunto BBDO cria representações gráficas dos países que ainda utilizam a punição versus o número alarmante de execuções

Uma das importantes lutas da Anistia Internacional está ligada à abolição da pena de morte ao redor do mundo. Apesar da redução no número de países que praticam este tipo de punição nos últimos dez anos – segundo a entidade, apenas cinco ainda ainda a aplicam oficialmente, entre eles Estados Unidos, China, Irã, Iêmen e Arábia Saudita – o número de execuções continua alarmante.
Para representar isso tudo graficamente, a agência Contrapunto BBDO, de Madri, criou quatro impressos que mostram o problema de maneira simples e direta, usando o nome dos países que ainda praticam a pena de morte e aqueles que a aboliram nos últimos anos.
Vendo esse material, é impossível deixar de pensar naqueles países praticam a pena de morte extra-oficialmente, com os próprios executores servindo de juízes, júri e algozes, ou ainda naquelas pessoas que defendem a pena capital como se ela resolvesse alguma coisa. Aqui no Brasil, isso acontece muito das duas coisas. Enfim, é um material interessante que propõe uma ótima reflexão.