
O podcast pra quem tem fome de aprender
Tem gente que adora ouvir Mozart enquanto estuda ou trabalha.
Mas é verdade que isso ajuda na apreensão de conhecimento?
Ou mesmo no incremento de inteligência?
O que a ciência tem a dizer sobre o tal “Efeito Mozart”?
Confira no papo entre o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.
OUÇA (55min 56s)
========
Download | iTunes | Android | Feed
*
Naruhodo! é o podcast pra quem tem fome de aprender. Ciência, senso comum, curiosidades, desafios e muito mais. Com o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.
Edição: Reginaldo Cursino.
========
PARCERIA: ALURA
A Alura tem mais de 1.000 cursos de diversas áreas e é a maior plataforma de cursos online do Brasil — e você tem acesso a todos com uma única assinatura.
Aproveite o desconto de R$100 para ouvintes Naruhodo no link:
https://www.alura.com.br/promocao/naruhodo
========
PARCERIA: AMAZON MUSIC
Ao assinar o Amazon Music Unlimited, você tem a 75 milhões de músicas, incluindo os lançamentos mais recentes: o que quiser, quando quiser e sem anúncios. Acesse agora o endereço amazon.com.br/naruhodo e experimente o Amazon Music Unlimited por 30 dias para novos clientes. O plano é renovado automaticamente, mas você pode cancelar a qualquer momento.
Experimente o Amazon Music Unlimited começando hoje mesmo: amazon.com.br/naruhodo
========
REFERÊNCIAS
Conference to explore the social construction of ignorance
https://news.stanford.edu/pr/2005/pr-agno-100505.html
How do people or companies with vested interests spread ignorance and obfuscate knowledge? Georgina Kenyon finds there is a term which defines this phenomenon.
https://www.bbc.com/future/article/20160105-the-man-who-studies-the-spread-of-ignorance?referer=https%3A%2F%2Fen.wikipedia.org%2F
AGNOTOLOGY – The Making and Unmaking of Ignorance
https://philpapers.org/archive/PROATM.pdf
Strategic unknowns: towards a sociology of ignorance
https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/03085147.2011.637330?casa_token=TV_K2FnN-38AAAAA%3AF71ls60llD1D3z3yxPcY8iWG3-iSwAY2MeOFCCBq7z8wrbytiTqAcWIjvVSq1yu52x3yQfTqtbXR
Homo Ignorans: Deliberately Choosing Not to Know
https://journals.sagepub.com/doi/full/10.1177/1745691616635594?casa_token=gBQsUSiiR2EAAAAA%3A160eX2yCMu2o7upQreZWMOqBFnak5PSE4SasOP6ZqTCCIZ0cE8yMjUbs06ex3IsOSgMC6r68hnDP
Disruption, Self-Presentation, and Defensive Tactics at the Threshold of Learning
https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/1089268020914258
Simpson’s Paradox in Real Life
https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/00031305.1982.10482778?journalCode=utas20
Misleading Epidemiological and Statistical Evidence in the Presence of Simpson’s Paradox: An Illustrative Study Using Simulated Scenarios of Observational Study Designs
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7175433/
Simpson’s paradox in Covid-19 case fatality rates: a mediation analysis of age-related causal effects
https://europepmc.org/article/ppr/ppr360999
Israeli data: How can efficacy vs. severe disease be strong when 60% of hospitalized are vaccinated?
https://www.covid-datascience.com/post/israeli-data-how-can-efficacy-vs-severe-disease-be-strong-when-60-of-hospitalized-are-vaccinated
Naruhodo #208 – Qual o efeito da publicidade sobre as crianças? – Parte 1 de 2
https://www.b9.com.br/shows/naruhodo/naruhodo-208-qual-o-efeito-da-publicidade-sobre-as-criancas-parte-1-de-2/
Naruhodo #209 – Qual o efeito da publicidade sobre as crianças? – Parte 2 de 2
https://www.b9.com.br/shows/naruhodo/naruhodo-209-qual-o-efeito-da-publicidade-sobre-as-criancas-parte-2-de-2/
Naruhodo #267 – O que é dissonância cognitiva – Parte 1
https://www.b9.com.br/shows/naruhodo/naruhodo-267-o-que-e-dissonancia-cognitiva/
Naruhodo #268 – O que é dissonância cognitiva – Parte 2
https://www.b9.com.br/shows/naruhodo/naruhodo-268-o-que-e-dissonancia-cognitiva-parte-2-de-2/
Podcasts das #Minas: 1PODEQUESTE
#MulheresPodcasters
anchor.fm/1podequeste
========
APOIE O NARUHODO!
Você sabia que pode ajudar a manter o Naruhodo no ar?
Ao contribuir, você pode ter acesso ao grupo fechado no Telegram, receber conteúdos exclusivos e ter vantagens especiais.
Assine o apoio mensal pelo PicPay:
https://picpay.me/naruhodopodcast

Programação Neurolinguística (PNL) tem base científica? - Parte 2 de 2
O podcast pra quem tem fome de aprender

Programação Neurolinguística (PNL) tem base científica? - Parte 1 de 2
O podcast pra quem tem fome de aprender

Por que às vezes sentimos as dores dos outros?
O podcast pra quem tem fome de aprender

Pessoas mais conscientes gostam menos de Rage Against the Machine?
O podcast pra quem tem fome de aprender

O que é e como funciona uma relação estética?
O podcast pra quem tem fome de aprender

O que é e de onde vem a inspiração?
O podcast pra quem tem fome de aprender

Cooperação entre seres vivos é algo inato?
O podcast pra quem tem fome de aprender


Por que as coisas parecem girar quando estamos bêbados?
O podcast pra quem tem fome de aprender

Podemos confiar nas pesquisas eleitorais? - Parte 2 de 2
O podcast pra quem tem fome de aprender

Podemos confiar nas pesquisas eleitorais? - Parte 1 de 2
O podcast pra quem tem fome de aprender

Por que algumas pessoas têm prazer em espremer cravos e espinhas?
O podcast pra quem tem fome de aprender

de conversa
sair do raso



transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brNaruhodo!
O podcast pra quem tem fome de aprender
Naruhodo! é o podcast pra quem tem fome de aprender: ciência, senso comum, curiosidades e desafios. Com o leigo curioso, Ken Fujioka, e o cientista PhD, Altay de Souza.
de conversa
sair do raso



transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.brde conversa
sair do raso



transforme sua marca em conversa
conte com o b9
20 anos de pioneirismo digital
Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:
negocios.b9.com.br