Tá pensando em comprar os novos iPhones lá fora? O 4G talvez não funcione
Modelos da marca para o mercado norte-americano possuem frequência de 4G incompatível com a usada no Brasil
A Apple introduziu ao mundo hoje a sua nova leva de produtos, e entre eles estão os desejados novos modelos de smartphone da marca que incluem os iPhone XS, XS Max e XR. Para o brasileiro entusiasta de tecnologia e da empresa, o momento significa que é hora de renovar o passaporte, tirar o visto, comprar a passagem, sofrer com o valor do dólar e viajar aos Estados Unidos para comprar o seu mais novo celular.
Mas se você está pensando em fazer isso para obter o mais novo iPhone, temos uma péssima notícia: o 4G dos modelos novos da Apple para o mercado americano pode muito bem não funcionar por aqui.
Isso porque de acordo com o Tecnoblog os modelos XS e XS Max serão vendidos pela empresa nos Estados Unidos respectivamente com as variantes A1920 e A1921, cujas frequências de 4G de 700 MHz não correspondem em nada com a banda 28 que é utilizada em terras brasileiras.
Não que isso impeça o iPhone gringo de funcionar por aqui, porém; ele só deve ficar incapacitado de acessar a rede em diversas cidades do país para usuários de planos de telefonia Claro, TIM ou Vivo, que usam ativamente da frequência de 700 MHz.
Enquanto os assinantes de planos da Oi e Nextel respiram aliviados, vale lembrar que os novos iPhones ainda possuem redes 2G e 3G que são plenamente compatíveis com todas as frequências, incluindo a brasileira.
É bom lembrar, também, que nada disso vale para o iPhone XR, que sai no fim de outubro e ainda não teve maiores detalhes revelados pela Apple.
Mas se sua vontade ainda é ter um iPhone com redes móveis plenamente funcionais e ao preço mais barato, bom, os modelos europeus de smartphone possuem variantes com frequências de 4G compatíveis com a brasileira. Resta saber se vale encarar o euro e a libra para realizar o sonho do iPhone XS próprio.