Pesquisa aponta que brasileiro consome mais vídeo online que conteúdo da TV aberta

Pesquisa aponta que brasileiro consome mais vídeo online que conteúdo da TV aberta

Consumo de vídeo na web cresceu 165% no Brasil nos últimos 5 anos

por Soraia Alves
youtube-brasil

Segundo a 6ª edição da pesquisa Video Viewers, encomendada pelo Google e realizada pela Provokers, o consumo de vídeo na web cresceu 165% no Brasil nos últimos 5 anos, enquanto o de programação da TV cresceu apenas 24% no mesmo período.

O estudo, que revela os hábitos de consumo de vídeos no Brasil, foi mostrado pelo YouTube durante a quinta edição do evento Brandcast, que também apresentou os 6 primeiros YouTube Originals brasileiros.

O estudo revela que o brasileiro já consome mais vídeo online do que TV aberta no dia a dia. Considerando as respostas dos entrevistados sobre o que eles assistiram no período imediatamente anterior à pesquisa, o YouTube teve a maior participação nos vídeos assistidos – em 2018, estava em segundo lugar. Além disso, o estudo mostra que 9% dos brasileiros já não acompanham a programação da TV aberta.

A maioria das pessoas que assistem a vídeos na web (80%) afirma que está à procura de conteúdos que a programação da TV não oferece. Apesar disso, muitos utilizam a TV para acessar vídeos no YouTube no momento mais conveniente. Esse é um dos motivos da popularidade do app do YouTube para TVs: segundo a Provokers, houve um aumento de 70% em tempo de visualização de vídeos no YouTube por meio de TVs em relação ao ano passado.

Dos mais de 2 mil entrevistados, 95% assistem a vídeos online e consideram o YouTube o lugar preferido para isso. A maior parte (84%) também afirma que encontra facilmente os vídeos que deseja assistir no YouTube, enquanto 7 em cada 10 brasileiros concordam que a plataforma recomenda conteúdo de acordo com seus interesses.

O YouTube também é considerado um espaço para encontrar conteúdos de aprendizado e aprimoramento. Do total, 6 em cada 10 entrevistados decidiram buscar melhorias na carreira depois de assistir a um vídeo na plataforma e também afirmam que a plataforma traz informações para ampliar seus conhecimentos.

Mais de metade dos entrevistados também afirma que o YouTube é o lugar onde podem se aprofundar nos assuntos de seu interesse.

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