“Os Defensores” está ajudando a Netflix aprimorar sugestões de conteúdo

“Os Defensores” está ajudando a Netflix aprimorar sugestões de conteúdo

Desempenho da série também pode ser determinante para produção de novos crossovers

por Gabriel Ribeiro
Defenders

Não é de hoje que a Netflix quer identificar padrões de uso para oferecer as melhores sugestões de conteúdo. Ao analisar a tonelada de dados vindo dos usuários, quer garantir que você escolha o que ela sugeriu. Quando isso acontece é uma vitória dos algoritmos. “Os Defensores”, série feita em parceria com a Marvel, pretende ir mais além. A trama, por englobar quatro heróis com perfil de público bem diferentes, está sendo usada para a Netflix entender ainda mais a sua audiência.

Quem explica isso é Todd Yellin, vice presidente de produtos da Netflix. Em entrevista para a Wired, o VP detalha como unir em uma única série  Jessica Jones, Luke Cage, Punho de Ferro e Demolidor vai ajudar a empresa a refinar o algoritmo de sugestão de conteúdo.

Tempestade de dados

Os dados de Os Defensores vão fornecer mais informações para aprimorar as Taste Communities. Elas são a forma que a Netflix encontrou para definir grupos de pessoas com gostos similares. Atualmente, são mais de 1.900 grupos. Cada usuário pertence a até quatro Taste Communities. É por elas que o Netflix se baseia nas sugestões que aparecem na tela, incluindo a posição de cada gênero e título.

Os algoritmos conseguem identificar algumas combinações de séries bem diferentes. Foi identificado, por exemplo, que quem assiste “Gracie & Frankie” está propenso a ver “Punho de Ferro”. Quem vê “Luke Cage” gosta de série como “Stranger Things”. Quem vê “Friends” gosta tanto de “Jessica Jones” quanto de “Master of None” e de “Orange is The New Black”.

Foi identificado, inclusive, que entre os usuários que estão assistindo “Os Defensores” apenas uma pequena parcela viu as séries de todos os heróis. Por outro lado, a maioria assistiu a pelo menos um delas.

Os Defensores, por englobar esses personagens em um único título, consegue dar uma nova visão para a empresa. Mas será que sugerir Os Defensores baseado nesses gostos dará certo? É o que o Netflix quer compreender.

“O que nós vamos aprender por ser uma empresa do lado do algoritmo e do lado do conteúdo é o que acontece quando você emparelha shows que não são exatamente a mesma coisa”, acredita Yellin.

Além disso, a série vai servir de benchmark. Afinal, nunca antes o serviço de streaming produziu um título com quatro estrelas juntas. O desempenho de Os Defensores pode ser determinante para a produção de outros crossovers.

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