ONG Sum of Us tenta “invadir” concurso promovido por Doritos
Depois da Newcastle Brown Ale, tem mais gente de olho na iniciativa
Se você acha que só a Newcastle Brown Ale resolveu “invadir” o concurso Crash the Super Bowl, tradicionalmente realizado por Doritos, se enganou. Organização Não-Governamental focada em promover uma economia eticamente responsável – e que limite o poder das grandes corporações – a Sum of Us teve a mesma ideia, e a executou brilhantemente.
A Cheesy Love Story tinha tudo para ser um comercial finalista do concurso. O filme conta a história de amor de um casal, desde o momento que eles se conhecem até o que deveria ser o “e eles viveram felizes para sempre”. Em comum, a dupla tem a paixão por Doritos – o que rende ótimas cenas.
Bem no finalzinho, entretanto, surge o alerta: o salgadinho leva em sua composição óleo de palma – aqui no Brasil conhecido como óleo de dendê -, mas para ter este ingrediente, áreas enormes de floresta são dizimadas, para que as palmas possam ser plantadas. Taí o alerta da Sum of Us: mostrar ao público que o produto que eles tanto gostam está prejudicando o meio ambiente de uma forma que pode ser irreversível.
[ATUALIZAÇÃO] A assessoria de imprensa de Doritos no Brasil entrou em contato com o B9 via email e nos enviou seu posicionamento oficial sobre o comercial acima. Segue, na íntegra:
“Não é surpresa que a contínua descaracterização pela SumOfUs dos nossos compromissos relacionados com o óleo de palma seja falsa e contrarie a resposta positiva que nossas políticas receberam de organizações especializadas nessa área. A PepsiCo reafirma que está absolutamente comprometida com a meta de utilizar 100% do óleo de palma sustentável em 2015 e com desmatamento zero em nossas atividades e de nossos fornecedores. Esta última peça de relações públicas, com foco em ficção em lugar de fatos, não contribui para a promoção do diálogo ou promove mudanças positivas. Nós consideramos nossas políticas eficazes e continuaremos a apoiá-las”.