Google vai encerrar aplicativo do Drive para desktop
O serviço de armazenamento será substituído por nova ferramenta de sincronização
Após cinco anos auxiliando os usuários no armazenamento de arquivos para a nuvem, o Google Drive será finalizado. O Google divulgou a notícia através de um post em seu blog, explicando o uso da nova ferramenta de sincronização, o Backup & Sync, lançado em agosto (2017).
A mudança não vai acontecer no armazenamento geral, mas na forma como esse serviço é feito através dos aplicativos. Os usuários finais, que recebem 15Gb de espaço gratuito, terão que se adaptar ao Backup & Sync. Diferente do antigo aplicativo, ele permite visualizar as informações na máquina sem que elas estejam necessariamente salvas, poupando o espaço físico do HD. Para o meio corporativo, o Google indica outra plataforma, o Drive File Stream, que possibilita um acesso mais eficiente aos arquivos.
O Drive vai funcionar até março de 2018, mas os usuários verão avisos de sua descontinuação a partir de outubro. Depois de tantos anos com o mesmo aplicativo padrão de armazenamento, o Google parece ter encontrado um caminho mais próximo ao que a internet atual exige.