Futebol inglês promove "apagão" nas redes sociais para contestar discriminação nas ligas

Futebol inglês promove “apagão” nas redes sociais para contestar discriminação nas ligas

Ação acontece até terça no Facebook, Twitter e Instagram e busca pressionar redes sociais a adotarem posturas mais rígidas contra o racismo e o preconceito na moderação

por Pedro Strazza
1294476144.0
Imagem: Visionhaus

O dia deste 30 de abril é marcado por uma ação coletiva de diversos clubes e organizações do futebol inglês nas redes sociais, com perfis oficiais sendo desligados durante o fim de semana para protestar contra crimes de racismo e preconceito nas publicações. Previsto para acontecer entre as 3 da tarde desta sexta e o começo da próxima terça (4), a ação engloba contas no Facebook, Twitter e Instagram e luta por melhores políticas dessas empresas para lidar com o abuso sofrido por jogadores e membros dos times.

Além da principal liga do país, a Premier League, e os respectivos clubes, o movimento é acompanhado por grupos como a English Football League, a Associação de Futebolistas Profissionais, a Football Association e a League Managers Association, junto de clubes de outras divisões como a EFL e a Barclays FA Women’s Super League.

O protesto acontece na esteira de uma carta aberta das organizações esportivas envolvidas a Mark Zuckerberg e Jack Dorsey, respectivos CEOs do Facebook e Twitter, onde pedem que as empresas se mobilizem contra os comentários racistas e preconceituosos endereçados aos jogadores e profissionais nos posts. “Os alvos de abuso deveriam receber proteções básicas, e nós pedimos que vocês aceitem a responsabilidade de prevenir o abuso de aparecer em suas plataformas e vão além do que foi prometido até o momento” escrevem no documento.

Há ainda um pedido de filtros e bloqueios de comentários antes deles acontecerem, a limitação de materiais abusivos com alto risco de grande circulação, um processo mais efetivo de verificação dos seguidores para identificação e o melhor auxílio das autoridades na identificação dos detratores.

O movimento vem ganhando o apoio de outras empresas e personalidades, incluindo o príncipe William (presidente da FA) e veículos de notícia nacionais como o The Guardian, o Reach e o The Sun. No caso do último, porém, muitos usuários já apontaram a incoerência da ação com a cobertura das vidas pessoais dos jogadores – em especiais os esportistas negros.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link