Resolve Chat: o app que resolve problemas entregando produtos

Resolve Chat: o app que resolve problemas entregando produtos

Aplicativo conta com assistente de carne e osso para ajudar usuários

por Rafael Silva
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Antes do assistente inteligente M do Facebook dar as caras na internet, aqui no Brasil uma empresa já tinha percebido o potencial que ele tem e começou a explorar esse mercado. A empresa é o Apontador e o assistente é um aplicativo chamado Resolve Chat, que funciona de maneira similar ao M. Ele foi lançado em junho deste ano e desde então está funcionando em caráter experimental na cidade de São Paulo.

O Apontador é conhecido por ter um vasto catálogo de lojas, restaurantes, casas de show e outros locais. Visitei a sede deles em São Paulo na semana passada para saber mais como o Resolve Chat funciona e lá conversei com o CEO da empresa, Jose Larrucea. Larrucea diz que o objetivo do Resolve Chat é ser um facilitador. É evitar que você tenha que se deslocar para outro lugar para resolver o que precisa. No aplicativo você está basicamente pedindo alguém para comprar alguma coisa, paga com seu cartão de crédito por meio de um link e recebe em até duas horas que pediu.

Com o objetivo de testar o serviço, pedi no final da quarta-feira passada uma cesta de café da manhã para o dia seguinte. A “Samantha” (no final do texto explico as aspas) me indicou três opções diferentes. Quando falei que estavam caras demais, ela perguntou qual a média de preço que eu queria e achamos uma compatível. Foi feito então o pagamento e o agendamento da entrega, que aconteceu sem problemas. Depois do atendimento, o usuário dá uma nota de 0 a 10.

Para tentar aumentar o número de usuários do serviço, há até uma promoção: novos usuários podem pedir no chat um voucher de 100 reais para gastar com o que quiserem. Se aceitarem participar, eles precisam pagar no segundo mês o valor de 89 reais, que é convertido em pedidos. Quem não quiser participar da promoção, paga apenas pelos pedidos que fizer no aplicativo.

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Dito isso, o Resolve Chat ainda não é perfeito. Tive alguns problemas no meu teste, como por exemplo quando me pediram uma informação que eu já havia passado, e o tempo entre a minha pergunta e a resposta chegou a ser de até uma hora. Já no aplicativo, apesar de permitir que usuários enviem imagens dos produtos que eles necessitam, só deixa que atendentes mandem de volta links de imagens, que precisam ser abertos externamente. Também não se trata de um serviço disponível 24 horas por dia, ele funciona apenas em dias da semana entre os horários de 9 e 20h.

O aplicativo parece bem simples mas envolve bastante inteligência. Eles não pedem endereço inicialmente por que requisitar muitas informações de uma vez só pode inibir o usuário a fazer o primeiro uso do programa. Todos os usuários também estão limitados a pedidos de até R$ 250 no começo, mas ao longo do uso passam por uma avaliação de crédito e esse limite aumenta. Se o pedido for muito maior do que o limite, isso automaticamente ativa verificações de segurança para evitar fraudes. O produto não foi o que você pediu? Pode devolver em até 7 dias, como qualquer outra compra feita pela internet.

A equipe que responde às solicitações ainda é pequena, mas já tem planos de crescer – segundo Larrucea, até o fim do ano o objetivo é ter entre 15 a 20 pessoas para atender pelo menos 30 mil usuários só em São Paulo. Larrucea também diz que a expertise da Movile (empresa que investiu no Apontador há alguns anos), que já tem um aplicativo e operação similar na Ásia há dois anos, foi essencial para o lançamento do Resolve Chat no Brasil. Nos EUA um aplicativo que segue os mesmos moldes, chamado Magic, também já opera há algum tempo.

Durante minha visita, também perguntei sobre a escolha dos nomes no aplicativo. Para que nenhum dos atendentes usem seus nomes próprios, foi determinado que todos atendentes do gênero feminino seriam chamadas Samantha, enquanto os de gênero masculino seriam chamados Alex. Carolina Romanini, gerente de conteúdo do Apontador, disse que a escolha do nome “Samantha” aconteceu durante um brainstorming na empresa em que alguém sugeriu usar o nome da principal personagem da série “A Feiticeira”. Já Alex foi escolhido por ser a contração das palavras “Always Exceptional”, que é o que o serviço sempre procura fazer.

O Resolve Chat está disponível gratuitamente para iOS na iTunes App Store. Ainda não há planos para lançar um aplicativo para Android por enquanto.

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