Investimentos em anúncios digitais devem ultrapassar os da TV em 2016
Pesquisadores da Forrester preveem que dominância da televisão vai se encerrar nos próximos anos
Os dias de dominância da TV sobre o digital estão contados. Nos EUA, pesquisadores da Forrester acreditam que a partir de 2016 o investimento dos anunciantes deverá ser maior em campanhas digitais (email marketing, mídias sociais, banners e marketing de busca) do que em comerciais de TV. A expectativa é que o crescimento anual do investimento em digital chegue a uma taxa de 30% dentro de 2 anos, mais do que o atual ritmo de crescimento de 24% ao ano em 2014.
Algumas outras empresas de pesquisa, como a eMarketer, Magna Global e BI Intelligence, ainda preferem manter métricas mais conservadoras, adiando para 2017 ou 2018 essa troca de importância entre a mídia televisiva e a mídia digital.
É bem provável que a internet faça com a televisão o mesmo que já aconteceu com os jornais impressos e com os rádios, transformando-os em mídias secundárias em importância para os anunciantes. Em todo caso, isso não significa que a TV irá morrer ou perder completamente sua relevância. O que ela deverá perder, seja em 2016 ou 2018, é o posto de mídia com mais investimentos de publicidade.
Além disso, a produção publicitária para a TV é bem mais cara do que a feita para meios digitais, o que tem feito com que os anunciantes alternem para a web como uma forma mais econômica de promover seus produtos. Dados do Wall Street Journal corroboram com a previsão dos especialistas do mercado: nos EUA, a Comcast anunciou um declínio de 4,6% na renda advinda de publicidade na sua rede de TV a cabo; a Time Warner revelou que os lucros com comerciais estiveram estagnados no terceiro trimestre; e a Discovery Communications comunicou que seu lucro advindo de publicidade cresceu apenas 1%, bem menos do que o esperado.
Mais detalhes e números podem ser conferidos na íntegra em matéria do BusinessInsider.