Lázaro Ramos estrela novo vídeo da campanha “Um Desenho, Uma História”, da Faber-Castell

Lázaro Ramos estrela novo vídeo da campanha “Um Desenho, Uma História”, da Faber-Castell

No filme, Lázaro conta como mudou sua percepção sobre o impacto nocivo da tecnologia na vida das crianças

por Soraia Alves
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Imagem: Divulgação/Faber-Castell

Um desenho pode revelar sentimentos que as crianças têm dificuldades de expressar em palavras. Esta foi a descoberta do ator e escritor Lázaro Ramos, revelada no mais recente vídeo da campanha “Um Desenho, Uma História”, da Faber-Castell.

No filme, Lázaro conta como mudou sua percepção sobre o impacto nocivo da tecnologia na vida das crianças: “Resolvi fazer um livro do adulto que ia dar uma lição para as crianças, a partir da história da Edith, uma menina de nove anos de idade que passava muito tempo na frente do computador e da televisão e que, por isso, não brincava tanto. E, um dia, chega uma vizinha na casa dela e fala para a mãe da Edith que ela parecia ter uma velha sentada na cabeça e isso justificava ela ser uma criança tão parada”, conta Lázaro. Ele revela que a ideia original do livro era a busca da protagonista por essa tal “velha” para mostrar que usar a tecnologia era ruim para as crianças. Mas por sugestão do editor, enviou o texto final para que alunos de escolas públicas e particulares ilustrassem a obra.  

O resultado dos desenhos, no entanto, surpreendeu Lázaro, ao perceber uma repetição de imagens nas quais a Edith, protagonista da história, estava dentro do computador cheio de água. “Alguns desenharam ela se afogando e outros ela nadando”, pontua, destacando que isso o fez perceber o sentimento das crianças de que era importante buscar o equilíbrio no uso da tecnologia, ou seja, que nem tudo era tão negativo como imaginava.

A partir daí, Lázaro mudou o final original da história, trazendo assim a visão das crianças sobre a importância de equilibrar o uso das telas no dia a dia. “Eu só aprendi isso por causa do desenho, da criatividade e da sensibilidade das crianças. Ao ter a liberdade de ilustrar aquele texto, elas falaram sobre o sentimento delas. É o aprendizado que levo para toda a vida”.

“Um Desenho, Uma História” 

O vídeo de Lázaro Ramos faz parte da campanha “Um Desenho, Uma História”, criada pela Faber-Castell para retratar o poder transformador da criatividade na vida das pessoas por meio do desenho. Criada pela agência Recheio Digital, a iniciativa conta com 24 episódios no YouTube da marca, um livro digital de histórias e conteúdos no Instagram produzidos a partir de histórias reais compartilhadas por consumidores da marca. 

Na campanha interativa, iniciada em janeiro de 2021, a Faber-Castell convida os consumidores da marca a compartilharem suas próprias histórias com um desenho que tenham marcado a sua vida. Para participar, as pessoas enviaram seus relatos pelas redes sociais com a hashtag #UmDesenhoUmaHistoria.  

As melhores histórias de pessoas anônimas e famosas foram transformadas em episódios divulgadas toda quarta-feira no YouTube de Faber-Castell, além de ilustrar o livro digital e fazer parte de um mural de histórias inspiradoras no Instagram da marca.  

Para conhecer mais sobre a campanha e participar, acesse www.UmDesenhoUmaHistoria.com.br.

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