Em nome da padronização global, Disney rebatiza ESPN Brasil de ESPN
Mudança acontece para manter padronização global da marca, mas também encerra histórico de 27 anos do nome nacional do canal
A Disney na virada do último domingo (16) para esta segunda-feira (17) oficializou e já aplicou a mudança de nome dos canais ESPN no Brasil, dando fim no processo ao nome de uma emissora que já durava três décadas. Até então ESPN Brasil, o canal agora é batizado apenas de ESPN, respeitando a padronização global imposta pela companhia.
De acordo com o Mkt Esportivo, a alteração vem mesmo de ordem da matriz de forma que o canal receba o mesmo tratamento de todos os outros negócios do grupo. Isso obviamente provoca um efeito cascata nos outros canais da emissora, com o ESPN virando o ESPN 2 e o ESPN 2 agora rebatizado de ESPN 3.
Primeiro diretor de jornalismo e fundador do canal no país, José Trajano anunciou primeiro a mudança em seu perfil no Twitter. “27 anos de muita história, luta, perseverança, lágrimas, vitórias, derrotas, camaradagem, sangue nos olhos, momentos inesquecíveis para quem começou ou se revelou ali. A história se faz. E eu, em lágrimas, me calo!” escreveu com pesar o jornalista.
Além do fim da marca ESPN Brasil, a Disney também ampliou a integração da Fox Sports com a rede, quatro anos depois de ter a fusão aprovada no mercado brasileiro: o Fox Sports agora é batizado de ESPN 4, anterior ao ESPN Extra. Considerando que as marcas Fox foram descontinuadas no começo do ano passado, o único sobrevivente agora é o Fox Sports 2, que no atual momento mantém o nome na programação.