Por que as planilhas anônimas sobre as agências perdem efeito a cada onda?

Por que as planilhas anônimas sobre as agências perdem efeito a cada onda?

Mesmo com a pandemia aumentando o grau de insatisfação, nova versão do documento apenas reforça o esgotamento da proposta e a covardia do anonimato

por Ken Fujioka
planilha agencias publicidade clientes

Uma nova planilha “Como é trabalhar aí?”, agora com um “Edição Pandemia”, está no ar. De novo ninguém sabe quem a lançou. De novo ninguém sabe quem está respondendo ao formulário que gera a planilha.

Como era de se esperar (pelo menos pra mim), a nova planilha virou uma versão piorada da edição anterior: com a crise da Covid-19 impactando a maior parte das agências, a insatisfação só aumentou.

Eu não vi (e nem verei) todas as respostas. Mas já me enviaram algumas que beiram o ridículo. E o pior, uma delas é explicitamente racista – criminosa, portanto, mas escondida sob a máscara covarde do anonimato. Desapontado, mas não surpreso, é assim que se diz?

Eu acredito que muitas pessoas que responderam tiveram sua cota de endorfina, dopamina, serotonina ou ocitocina. O mesmo aconteceu com os leitores e as leitoras que sentem prazer em ver o circo pegar fogo. Mas a verdade é que a planilha tem efeitos menores a cada onda.

Eu sei, por exemplo, que muitas lideranças sequer leram as respostas relativas à suas próprias agências já na edição anterior. Dá pra contar nos dedos de uma mão as agências que promoveram sessões abertas com funcionárias e funcionários para discutir os problemas apontados na planilha. Nesta última edição, a quantidade de lideranças que vão realmente dar atenção à planilha tende a diminuir ainda mais.

Por quê?

Porque o anonimato permite que haja respostas com ofensas pessoais, inverdades e afirmações levianas.

Porque o anonimato faz com que as ofensas pessoais, inverdades e afirmações levianas aumentem a cada onda.

Porque o anonimato faz com que a justiça não possa ser feita (porque se desconhece quem acusa), mas a injustiça tem amplo espaço (pelo mesmo motivo).

Porque o anonimato faz com que a imprensa – especializada ou não – não faça uma cobertura séria, deixando de gerar a pressão necessária para que a pauta ganhe repercussão.

E a planilha vira apenas uma caixa de desabafos e ofensas, sem credibilidade real e que será ignorada pelas pessoas que podem de fato ajudar a promover mudanças concretas.

Eu sempre fui e sempre serei empático com as pessoas que sofrem injustiças e opressões no mercado publicitário. Mas é preciso discutir outras formas de construir pontes de diálogo com as lideranças, pois a caixa de desabafos e ofensas já atingiu seu limite.

Para as lideranças das agências, o recado é um só: falem menos e façam mais sobre diversidade e inclusão. Menos “press releases” e posts nas redes sociais, mais ações e mudanças reais. O engraçado é que, quando é pra falar, não falam. Por exemplo: onde está a satisfação pública das agências para o mercado sobre a evolução (ou não) sobre o tal pacto firmado com o MPT, de inclusão de pessoas negras, mais de um ano depois da assinatura? Quais os números antes e hoje? O que será feito para que a meta mínima seja alcançada?

Para o “baixo clero”, meus 25 centavos para casos mais sérios de abusos e assédios: se você não confia nos canais oficiais da agência (o que é compreensível, como já comentei em artigo anterior), o procedimento a ser considerado não é uma planilha anônima, mas sim uma denúncia anônima no Ministério Público do Trabalho.

Você tem mais ideias? Me conte.

P.S.: Soube que surgiu também uma planilha anônima de clientes das agências. Meu raciocínio acima vale igualmente para essa planilha também.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link