Meural, um quadro digital que “roda” diversas obras de arte
Mude de uma imagem para outra com simples gestos ou aplicativo de celular
A ideia de um quadro digital faz muito sentido, mas nem sempre funcionou. Seja pela qualidade da imagem ou pela preferência por fotos pessoais no lugar de obras de arte, o máximo que chegamos de um produto assim foram os porta-retratos digitais.
Mas uma nova startup de Nova York chegou para mudar isso. Desde de 2013, Meural está desenvolvendo um tipo de canvas inovador para obras de arte digitais. As imagens são exibidas com resolução 1080p em uma tela LCD fosca de 27 polegadas, junto à moldura de madeira feita à mão. A qualidade das imagens também é controlada via sensores de luzes ambientes, que ajustam suas configurações para que sempre estejam vívidas.
Essa tela é conectada por Wi-Fi e controles nas nuvens que permitem que o usuário faça um upload do seu próprio trabalho ou da imagem que desejar. A ideia aqui é que você possa usar esse quadro para visualizar um acervo de artes digitais e fotografias profissionais.
O quadro digital Meural está conectado a um aplicativo para celular, por onde você poderá controlar suas imagens e obras, bem como mudar a que irá aparecer.
Além disso, também é possível fazer esse mesmo controle com simples gestos com a mão na própria tela do quadro e mudar a arte exibida.
Junto com o quadro, você terá acesso a um pacote de pinturas, fotografias e outras obras de arte digitalizadas para que possa visualizar em seu quadro quando quiser. Após o primeiro ano, esse pacote custa uma assinatura de $4.95 por mês.
Além disso, também há uma plataforma para que artistas possam enviar seus trabalhos. Meural está trabalhando em parceira com museus, galerias de arte e a comunidade artística no geral para criar um produto que torna a arte mais acessível, bem como ofereça oportunidades de reconhecimento aos artistas.
A partir de hoje, Meural está disponível para pré-venda por $395 – a mesma faixa de preço do Framed*, um protótipo japonês similar que levantou mais de $500.000 via Kickstarter ano passado e está preparando suas encomendas para serem enviadas ainda este mês. Mas diferente do Meural, o foco de Framed** está em dar vida às artes essencialmente digitais, como.GIFs e até obras interativas.