“We Don’t Talk About Bruno” se torna canção da Disney a ficar melhor colocada no ranking da Billboard em 26 anos
Bateu "Let It Go"!
Contra todas as possibilidades, as pessoas de fato não conseguem parar de falar no Bruno. Mais de um mês depois da estreia de “Encanto” nos cinemas, a nova animação da Disney nesta terça-feira (18) se tornou detentora da canção do estúdio com a melhor colocação no Billboard Hot 100 nos últimos 26 anos, com “We Don’t Talk About Bruno” assumindo a quarta posição do ranking de mais ouvidas da publicação.
Os números são impressionantes. Com a canção creditada a Carolina Gaitán, Mauro Castillo, Adassa, Rhenzy Feliz, Diane Guerrero e Stephanie Beatriz, a faixa registrou na última semana um volume de 29 milhões de streams e oito mil downloads nas plataformas, ficando atrás apenas dos hits “Heat Waves”, “Stay” e a líder “Easy On Me”.
Esses feitos desbancam o que era visto até então como o maior sucesso musical recente da história da Disney, o eterno “Let It Go” de “Frozen” que chegou “apenas” à quinta posição do ranking em abril de 2014. Antes das duas, só mesmo três canções da época conhecida como a “Renascença Disney”: “Colors of the Wind” e “Can You Feel the Love Tonight”, que emplacaram uma quarta colocação respectivamente em 1995 e 1994 depois de aparecerem em “Pocahontas” e “O Rei Leão”, e “A Whole New World”, que emplacou um inesperado primeiro lugar em 1993 depois de ser popularizada em “Aladdin”.
O que impressiona no caso de “We Don’t Talk About” são dois fatores. O primeiro e mais importante é que é um caso de sucesso musical da Disney na era efetiva do streaming, com plataformas como o Spotify, o Apple Music e o Tidal vistos como opção principal de consumo de música e oferecendo um volume bem maior de registro do público. Conforme “Let It Go” segue bombando até hoje é impossível dizer que é o maior hit da companhia – medições de 2019 apontam que naquela época a faixa de Idina Menzel já havia superado os 280 milhões de streams no Spotify – mas é apenas o segundo que garante um alcance tão alto a ponto de entrar na Billboard, quanto mais quase beliscar a quarta colocação.
O outro ponto de interesse é a demora para a canção explodir no mercado, o que tem mais a ver ainda com o atual momento da música. Ainda que “Encanto” tenha sido lançado nos cinemas no fim de novembro, a produção explodiu de vez ao entrar no catálogo do Disney+ em 24 de dezembro, viralizando no TikTok justamente com “We Don’t Talk About Bruno” de chamariz principal. Enquanto “Let It Go” seguiu um caminho tradicional, o novo hit manteve uma trajetória típica dos grandes sucessos da rede social de vídeos curtos – que inclui por exemplo o “Stay” de Justin Bieber, atual segundo colocado do ranking.
Para a Disney tudo certo, claro, mas enquanto a notícia de hoje só corrobora os números fortes de “Encanto”, incluindo a bilheteria global de US$ 222,6 milhões e a própria trilha sonora ficando no topo do ranking de discos da Billboard (onde atualmente é terceiro lugar), é impossível não pensar que o estúdio cometeu um pequeno erro ao preterir “We Don’t Talk About Bruno” por “Dos Oruguitas” na corrida pelo Oscar de Melhor Canção Original deste ano. Com a primeira fora da shortlist de possíveis indicadas ao prêmio, é de rir que a companhia talvez trocou um campeão garantido por uma faixa que pode acabar nem sendo nomeada.