Google disponibiliza oficialmente recurso para deixar emails mais dinâmicos
Ferramenta AMP vem para mudar o formato de emails tal como o conhecemos
O Google está lançando oficialmente o chamado projeto “AMP for Email”, suporte que permite que as empresas forneçam aos seus emails uma experiência mais interativa.
O AMP (Accelerated Mobile Pages) foi anunciado pelo Google em 2015, mas estreou como uma prévia do desenvolvedor apenas em fevereiro deste ano. Como o próprio nome sugere, o projeto é criado com base na mesma tecnologia que sustenta as páginas para dispositivos móveis aceleradas (AMP).
O projeto, anunciado pela primeira vez pelo Google em 2015, é uma estrutura de código aberto projetada para permitir o carregamento rápido e otimizado de páginas da Web para dispositivos móveis, e agora é usado por dezenas de milhões de domínios.
O AMP permite que os desenvolvedores tornem um email mais tradicional e estático em algo mais dinâmico, com conteúdo que pode ser atualizado, produtos que podem ser comprados, questionários a serem preenchidos e compromissos agendados. Tudo dentro da mensagem de email.
A ferramenta é vista como um passo considerável na evolução do formato de emails tal como o conhecemos, e que permanece o mesmo há algumas décadas. Como observou em comunicado o gerente de produto do Gmail, Aakash Sahney: “Ao longo da última década, nossas experiências na web mudaram enormemente – evoluindo de conteúdo plano estático para aplicativos interativos – mas o email permaneceu o mesmo com mensagens estáticas que acabaram desatualizadas ou são apenas um trampolim para realizar uma tarefa mais complexa. Se você quiser fazer alguma coisa, geralmente precisa clicar em um link, abrir uma nova guia e visitar outro site”.
O AMP também ajudará com os produtos do próprio Google. Ao integrar-se ao Google Docs, por exemplo, os usuários do Gmail podem ver todos os comentários mais recentes que foram adicionados a um tópico de discussão, em vez de vários alertas para cada comentário.
A galera do Marketing já pode ir pensando em como utilizar o recurso para deixar os emails mais interessantes para os clientes.