Designer do Facebook faz mudança sutil, porém cheia de simbolismo, em ícones do site
A gerente de design do Facebook, Caitlin Winner, é a autora de uma alteração bastante significativa nos ícones do site. Ao reparar que a figura feminina no ícone de “amigos” tinha uma lasca no ombro, ela decidiu corrigir. E isso acabou motivando-a a executar uma mudança até mais profunda.
Caitlin também alterou a posição, colocando a figura feminina à frente, no lugar antes ocupado pela figura masculina, e também alinhou-a na mesma altura. Além disso, ela alterou também o ícone de grupos, que antes mostrava apenas uma mulher na lateral, ao fundo – ela agora está no centro e bem destacada.
Essa mudança, apesar de parecer pequena, representa exatamente o pensamento de Caitlin – e de muitas mulheres – que querem ter os mesmos direitos que os homens em uma sociedade que ainda é bastante focada no homem. E se isso der força ao movimento a favor de direitos iguais entre os sexos, ótimo!
Winner também diz que essa não é a primeira mudança pequena mas de grande importância que aconteceu no Facebook. No ano passado a designer Julyanne Liang alterou o ícone do globo nas notificações. Dependendo do país onde o usuário acessa o Facebook, este globo muda para centralizar o local do país no mapa. É um detalhe pequeno mas que faz toda a diferença.
O post completo onde ela explica toda sua linha de raciocínio e criação de dos novos ícones está publicado no Medium e vale a pena a leitura.