Inhotim lança projeto de comissionamento de obras em espaços digitais
Projeto "15 Segundos" tem como objetivo o comissionamento de obras de artistas do acervo do instituto em espaços digitais de Belo Horizonte
O Instituto Inhotim lança o projeto “15 Segundos”, que tem como objetivo o comissionamento de obras de artistas de seu acervo em espaços digitais. Seis intervenções artísticas serão comissionadas e desenvolvidas especialmente para painéis de Led Full HD espalhados pela cidade de Belo Horizonte, com o suporte da empresa parceira FrediZAk. Serão trabalhos inéditos, propondo aos artistas a criação de obras para suportes digitais em interface com o público.
As peças entram em circulação a partir desta sexta-feira, 02/10, e além dos painéis, os trabalhos ocupam ainda o Instagram do Instituto. Com o projeto, a instituto pretende reafirmar sua vocação de comissionar obras para espaços específicos, nesse caso, um espaço publicitário inserido na paisagem da cidade, e o próprio Instagram, expandindo a reflexão artística extrapolando os limites físicos do museu.
Segundo a gerente de Comunicação do Inhotim, Lorena Vicini, a ação oferece reflexão e outra forma de experimentar a arte na paisagem urbana. “O projeto lança mão do efêmero, mas também da repetição, tomando a cidade como espaço expositivo, convertendo o transeunte distraído em público inesperado de obras de arte”, pontua Lorena.
A primeira artista comissionada pelo Inhotim no projeto 15 Segundos é Marilá Dardot, presente no acervo do Instituto com a obra “A Origem da Obra de Arte”. Para o novo trabalho, “Primeira Página”, Marilá expõe manchetes dos principais jornais do país, reafirmando seu interesse pela escrita como princípio de seu trabalho. A obra dá sequência a uma série de colagens de revistas que iniciou em 2018.
A artista ocupa os painéis de Led em edições diárias de 02 de outubro a 1º de novembro, mapeando e destacando esses coletivos que foram notícia ao longo do mês.