YouTube deve lançar serviço de assinaturas em junho
Empresa enviou comunicado aos canais parceiros na tarde de hoje
Em email enviado aos canais parceiros agora há pouco, o YouTube revelou finalmente a criação de um serviço por assinatura. Com uma taxa mensal – o rumor diz que será algo em torno de 10 dólares – os usuários poderão assistir vídeos sem publicidade, além da opção de sincronizar vídeos offline em dispositivos móveis.
A mudança para os criadores de conteúdo vem na promessa de incremento de renda, já que parte do dinheiro de assinatura será dividida com o canal parceiro. A divisão é de 55% da receita líquida para o dono do vídeo, mas o valor vai depender da audiência. Quanto mais as pessoas passam tempo assistindo vídeos de determinado canal, maior a arrecadação.
Isso, claro, para quem optar em colocar seus vídeos atrás do paywall. Quem quiser pode continuar com conteúdo aberto, faturando via publicidade. A divisão da receita líquida ficará nos mesmos 55%.
O YouTube ainda não estipulou uma data para lançamento do serviço, mas o novo termo de uso – que precisa ser aceito pelos parceiros – diz que as mudanças entrarão em vigor no dia 15 de junho. Leia a carta enviada aos canais abaixo, na íntegra: