Gowalla inclui a corrida eleitoral dos EUA na moda dos aplicativos geosociais
Enquanto no Brasil os candidatos não conseguem participar de um simples debate transmitido via internet, mesmo copiando até o slogan do Obama, nos Estados Unidos a política já colocou um pé na moda das ferramentas geosociais.
Tudo bem que lá eles tem um problema maior para resolver, que é convencer os eleitores – principalmente os jovens – a saírem de casa para votar, mas por isso mesmo demonstram uma enorme atenção para novas mídias.
O Gowalla – maior concorrente do Foursquare – criou uma série de badges voltadas para as eleições norte-americanas. Quem vai no comício ou centro de campanha, ganha o selo que demonstra apoio àquele candidato específico.
Também existem badges genéricas, como do partido democrata e republicano e, por fim, uma urna de votação para quem fizer check-in em algum dos locais cadastrados para o dia da eleições.
O grande lance disso tudo é que o Gowalla não apenas criou as badges e largou lá, mas sim abriu uma seção para que os próprios partidos e voluntários cadastrem eventos, permitindo assim que criem campanhas integradas com a ferramenta.